Organização de Quartos Infantis

Organização de Quartos Infantis

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraOrganização de Quartos Infantis

Os dormitórios de crianças costumam ter muitos pequenos objetos. É comum que nesse ambiente brinquedos, roupas e sapatos acabem espalhados pelo chão. Porém, existem formas de organização de quartos infantis que podem ser implementadas para manter o espaço ordenado mesmo com os pequenos sempre tirando as coisas do lugar.

Quem tem filhos sabe que os brinquedos sempre se multiplicam a cada data comemorativa. Lidar com o aumento do número de objetos para se guardar é mais fácil do que se imagina. O Westwing em parceria com a personal organizer Helena Alkhas, selecionou dicas de organização de quartos infantis que vão te ajudar a manter o cantinho das crianças em ordem. E como essa é uma tarefa que não só exige dedicação dos pais, mas também dos filhos, ensinamos como fazer com que os pequenos limpem sua própria bagunça.

Crianças: Como Manter Organização de Quartos Infantis?

A Helena aconselha que, primeiramente, os pais deem o exemplo para os filhos. ‘’ Será muito difícil convencer aos seus filhos que ter um quarto organizado é um valor para você, se o resto da casa está sempre de pernas para o ar’’, diz. Por isso, manter a sua casa organizada e limpa é uma boa forma de mostrar a eles que o cuidado com o espaço e a organização de quartos infantis é algo natural.

Organização_de_Quartos_Infantis

A organização de quartos infantis é mantida mais facilmente se os pais ensinarem e fizerem junto com os filhos. ‘’ Em organização profissional temos o papel de “âncora”, ou seja, o organizador profissional fica ao lado do cliente, funcionando como uma âncora e mantendo-o focado na tarefa que deve ser feita até que o cliente desenvolva os ‘músculos’ necessários para fazer aquela tarefa sozinho. Faça o mesmo papel para o seu filho e arrume o quarto com ele até ele aprender o processo’’, recomenda Helena.

Ter expectativas apropriadas para a idade também é importante para manter a organização de quartos infantis. Em idades entre cinco e sete anos, é natural que os pais precisem estar do lado dos filhos no momento da organização de quartos infantis. Conforme as crianças crescem, é possível delegar mais tarefas para eles.

Para ajudá-las na organização de quartos infantis é importante criar anteriormente uma estrutura que deve ser mantida. ‘’ Antes de pedir a eles para arrumar o quarto, organize o espaço criando zonas de armazenagem específicas para cada atividade que acontece ali.’’

Os Pais Colocam as Mãos à Obra

Para manter o cômodo sempre limpo e arrumado, elimine todo o excesso. Esteja sempre atento à demasia de roupas, brinquedos e outros objetos que podem criar poluição visual. ‘’ Em todos os meus projetos de organização de espaços infantis eu trabalho com meus clientes em 3 etapas: na primeira, nós retiramos tudo o que está quebrado, que não é mais usado ou que há mais de um, os brinquedos repetidos. Na segunda etapa nós dividimos em dois ou até três grupos os brinquedos restantes, criando “kits” e deixamos apenas 1 deles.’’

Uma boa forma de realizar a organização de quartos infantis é usar caixas transparentes para guardar brinquedos. Elas facilitam a escolha por brinquedos, sem a necessidade de abrir todas as caixas. Etiquetas são muito bem-vindas para otimizar ainda mais a arrumação e manter a organização de quartos infantis.

Dividir o quarto por áreas faz com que tudo tenha seu devido lugar e ajuda a manter a organização de quartos infantis. Se possível, guarde os lençóis perto da cama, os livros próximos à escrivaninha, o cesto de roupas sujas perto do armário e assim por diante.

Lembre-se: manter a organização de quartos infantis é de responsabilidade dos pais e dos filhos. Planeje-se e ensine seus pequenos e tenha ambientes sempre ordenados para que sobre tempo para que eles façam o que mais gostam: brincar.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas