Organização de Escritório

Organização de Escritório

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraOrganização de Escritório

Em busca de dicas de organização de escritório para facilitar a rotina? Um ambiente laboral desorganizado pode afetar tanto a produtividade quanto a qualidade de vida e harmonia nos espaços. O problema também pode influenciar a percepção dos clientes acerca da empresa. A boa notícia é que manter o escritório organizado pode ser simples. A adoção de algumas medidas comportamentais e de design de interiores é a chave para um ambiente funcional.

Os escritórios estão entre os ambientes mais suscetíveis à desordem causada pelo acúmulo de objetos. Por isso, é fundamental que a adoção de um sistema de organização de escritório inclua uma boa disposição dos itens de trabalho e indique normas comportamentais necessárias para a manutenção da ordem e limpeza no ambiente. O Westwing te ajuda! Saiba como realizar organização de escritório de maneira simples e confira dicas para deixar em ordem o seu ambiente laboral.

Organização de Escritório: Produtividade e Qualidade de Vida no Trabalho

Papéis, documentos, correspondências que se acumulam em cima da mesa de trabalho, dentro das gavetas e armários. É fácil se perder em meio aos objetos que juntam nos escritórios e home offices. A organização de escritório é uma etapa fundamental para a recuperação da produtividade e até do nível de satisfação dos colaboradores. Portanto, longe de ser uma opção, manter a ordem nos escritórios é uma necessidade que se reflete tanto no financeiro quanto na saúde laboral.

Acessórios e Organização de Escritório

Os acessórios são cruciais na manutenção da ordem nos escritórios. Pastas, porta-arquivos e organizadores de gavetas, há inúmeras soluções em objetos projetados para auxiliar na organização e produtividade nos escritórios. Um bom planejamento de organização de escritório começa com a disposição adequada destes pequenos itens capazes de exercer enorme influência na rotina. Uma boa alternativa é avaliar o local com o objetivo de listar todas as necessidades em relação a acessórios.

Como regra básica, vale lembrar que cada objeto deve ter seu lugar de destino. Há muitas canetas espalhadas pelas mesas? Utilize porta-canetas e estojos para guardar estes itens. O problema é muito papel acumulado sem destino? Utilize pastas temáticas para organiza-los. Continue o exercício até se certificar que o ambiente está suprido com todos os acessórios necessários para a demanda.

Móveis e Organização de Escritório

Uma boa disposição de móveis é fundamental no planejamento de organização de escritório. Avalie a disposição e design do mobiliário no local. Os móveis têm as características adequadas para as necessidades do ambiente? Há gavetas suficientes para a demanda de documentos a serem arquivados? Os móveis precisam estar ao alcance das mãos e dispostos de maneira a auxiliar a eficiência no cumprimento das tarefas nos escritórios. Mantenha livre a área de circulação para que as pessoas possam transitar com conforto e segurança.

Escritórios pequenos também podem ser organizados de maneira prática. Avalie o uso de armazenamento vertical em forma de prateleiras e armários aéreos. Muitos escritórios e home offices pequenos podem ter seus valores estéticos e funcionais incrementados com a ajuda de móveis planejados para escritórios.

Dicas de Comportamento para Organização de Escritório

Determine um local para guardar cada tipo de objeto. Essa regra de comportamento é essencial para a manutenção da organização de escritório em logo prazo e para poupar tempo na rotina.

Estabeleça um rotina de limpeza periódica marcada em calendário. A limpeza para retirada dos itens antigos ou em desuso deve ser tratada com a mesma importância dada aos prazos e reuniões na organização de escritório. O ideal é realizar limpezas rápidas e frequentes para manter a organização de escritório sempre em dia.

Tenha uma pasta de pendências. Um dos maiores desafios comportamentais na organização de escritório é o destino dado aos itens pendentes. Guardá-los na gaveta sem identificação pode levar a mais desordem. Determine uma pasta ou recipiente para estes itens. Revise a pasta diariamente para eliminar o que já foi resolvido e evitar o acúmulo.

Arrume sua mesa de trabalho diariamente. Determine um intervalo de tempo cronometrado em relógio para organizar sua mesa de trabalho. O ideal é fazê-lo cerca de 1 hora antes de deixar a empresa ou home-office para que o hábito seja considerado parte da sua rotina.

Continue navegando pelo Westwing para acessar muito mais dicas para facilitar o dia a dia em casa e no trabalho.

Próximas campanhas