Organização de Cozinha

Organização de Cozinha

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraOrganização de Cozinha

É fato que a cozinha é um dos espaços da casa que mais possui utensílios e objetos. Por isso, manter tudo em ordem e fácil de ser encontrado nem sempre é tarefa simples e rápida. Com um pouco de boa disposição e a ajuda de alguns móveis e objetos, conseguimos criar uma organização de cozinha ideal, com cada item em seu devido lugar. Dessa forma podemos receber as visitas ou preparar deliciosas refeições em um ambiente agradável e sem desordem.

Sugestões não faltam para deixar a cozinha organizada e limpa. Muitos objetos podem facilitar na hora de preparar suas receitas, evitando bagunças e garantindo mais praticidade no dia a dia. Alguns hábitos também podem ser adquiridos para que esse cômodo se mantenha impecável. O Westwing selecionou diversas dicas e ideias para facilitar a organização de cozinha. Confira e inspire-se!

ORGANIZAÇÃO DE COZINHA: POR ONDE COMEÇAR

A organização de cozinha parece, muitas vezes, algo em que não sabemos por onde começar, já que são diversos itens para serem armazenados pelo cômodo. Com calma vamos ajeitando tudo e dando ordem à bagunça. Um bom começo é eliminarmos primeiramente aquilo que não utilizamos mais ou que não há necessidade de mantermos em casa, como alguns potes plásticos sem tampa, por exemplo.

Para uma organização de cozinha completa, vale a pena tirar todas coisas dos armários e colocá-las em cima da pia ou bancada para ficar mais fácil a visualização de tudo o que temos em casa. Dessa forma, podemos criar uma organização de cozinha em que os itens mais utilizados estão mais visíveis e fáceis de serem encontrados, enquanto os demais ficam no fundo dos armários para os momentos exatos.

FACILITANDO A ORGANIZAÇÃO DE COZINHA

Para deixar tudo em seu devido lugar e pronto para ser utilizado, a organização de cozinha deve contar com alguns móveis e objetos funcionais. Para deixar o armário de cozinha mais organizado, você pode contar com um suporte para pratos e um organizador de copos, por exemplo. Esses itens permitem que os utensílios fiquem bem dispostos nas prateleiras, otimizando espaço para caber outras peças.

O ideal é manter a organização de cozinha separando os itens por suas categorias. Colocar os copos, canecas e xícaras em uma mesma prateleira, por exemplo. Uma dica bastante prática é guardar os potes plásticos com suas devidas tampas próximas, assim ficará mais fácil de buscá-los nas gavetas ou armários. Você pode dispor as tampas em uma fôrma grande, assim todas ficarão juntas e fáceis de serem encontradas.

Para deixar a organização de cozinha mais otimizada, separe as louças, pratarias e taças utilizadas com menos frequência ou em jantares especiais e guarde-as na cristaleira ou em um armário na sala de jantar.

Quanto aos talheres, é importante mantê-los em gavetas próximas à pia ou fogão, já que é onde cortamos os alimentos e preparamos nossas refeições. Para deixá-los sempre em ordem, utilize um organizador de talheres para gaveta, em que você pode separá-los por categorias, deixando os garfos em um local e as colheres em outro.

TECIDOS NA ORGANIZAÇÃO DE COZINHA

Panos de prato, toalhas de mesa e caminhos de mesa são itens de uso e troca frequente. Para deixar acertar na organização de cozinha, separe algumas gavetas para armazenar seus tecidos, mantendo-os sempre limpos e prontos para serem utilizados.

Quanto aos panos de pratos que estão em uso, procure utilizar um gancho de parede na cozinha para deixá-los pendurados. Dessa forma eles ficam sempre à mão e também ficam secando enquanto não estão sendo usados.

ELETROPORTÁTEIS NA ORGANIZAÇÃO DE COZINHA

Uma dúvida frequente é como realizar a organização de cozinha mantendo todos os eletroportáteis disponíveis para uso sem causar uma poluição visual no ambiente. Uma sugestão é utilizar prateleiras ou armários aéreos para cozinha. Deixe os eletroportáteis utilizados com mais frequência em pontos estratégicos, mais fáceis de serem pegos. Outros itens como a batedeira, por exemplo, podem ficar mais pro fundo do armário ou em uma prateleira mais alta, já que nem sempre será utilizado. Isso facilita a organização de cozinha sem deixar tudo exposto pelo cômodo, tirando a aparência de um local bagunçado.

Próximas campanhas