Ocasiões para Vinho

Ocasiões para Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraOcasiões para Vinho

Nada como celebrar um momento especial desfrutando de um bom vinho. As ocasiões para vinho incluem a celebração de uma conquista, um dia em companhia da pessoa amada ou uma recepção agradável junto com amigos e familiares. Em todas as ocasiões, ter à mão bons vinhos é a maneira mais certa de garantir momentos especiais. Você sabe escolher os seus? Confira nossas dicas.

Para começar, não é preciso ser um <i>sommelier</i> ou entusiasta da enologia para desfrutar ou preparar uma ocasião para vinho inesquecível. Basta atentar para a escolha de tipos de vinhos e acompanhamentos adequados. Confira o conteúdo preparado pelo Westwing e saiba como preparar ocasiões para vinho tinto, branco, rosé e sem álcool. Veja dicas para escolher vinhos de acordo com a ocasião. Conheça sugestões de queijos, carnes, pratos e petiscos para acompanhar os principais tipos de vinhos.

Ocasiões para vinho – Celebrando Momentos Especiais

As ocasiões para vinho são sempre momentos especiais. Escolher o vinho certo para cada tipo de ocasião está longe de ser uma habilidade destinada aos sommeliers. No entanto, com a variedade de tipos de vinhos, tão distintos em sabor e características, é normal que surjam dúvidas sobre como fazer uma escolha adequada.

Quais tipos de vinhos servir em quais ocasiões? Como escolher e combinar queijos e acompanhamentos? Como escolher taças adequadas? Estas são algumas das dúvidas mais comuns. Confira nossas dicas:

De um modo geral, vinhos são ótimos complementos para as refeições servidas em ocasiões especiais. Eles ajudam a destacar os sabores nos alimentos, bem como criar um ambiente propício à interação e celebração.

Ocasiões para vinho tinto: o vinho tinto é uma bebida clássica cujo consumo é adequado para todas as ocasiões. No entanto, ele costuma ser indicado para os dias mais frios e ocasiões noturnas em geral.

O vinhos tintos suaves são conhecidos pelos sabor mais adocicado e frutal e são excelentes para serem servidos como variedade introdutória em eventos e refeições. Eles também são uma excelente opção de bebida para pessoas que ainda não estão familiarizadas ou não apreciam as variedades mais encorpadas.

Vinhos tintos secos tendem a ser mais encorpados e apresentar sabor mais marcante. É comum que sejam servidos durante as refeições para acompanhar o prato principal. Os cardápios a base de carne vermelha ficam mais completos e saborosos quando acompanhados de um bom tinto seco.

Dicas: As taças de vidro de bojo mais alargado são ideais para o consumo de vinhos tinto já que permitem uma melhor apreciação do aroma e circulação de ar necessários para revelar o sabor. Queijos mais firmes tendem a harmonizar melhor com tintos em geral. Queijos de sabor mais marcante como provolone, gorgonzola e parmesão podem ser servidos acompanhados de vinhos tintos mais encorpados.

Ocasiões para vinho branco: por ser servido fresco, o vinho branco é ideal para ocasiões diurnas ou durante os dias de calor. Boas ocasiões para vinho branco incluem eventos ao ar livre, almoços e festas de verão.

Os vinhos brancos secos são excelentes como complemento para ocasiões e cardápios baseados em vegetais e carnes brancas, especialmente os frutos do mar. Salmão, atum, ostras, lagostas e camarões são algumas das alternativa de alimentos para servir com vinho branco seco.

Os vinhos brancos suaves podem ser servidos com as carnes brancas e pratos mais delicados. Peixes de carne branca em geral, saladas e pratos a base de frutas estão entre as opções.

Dica: Uma taça para vinho mais alongada do tipo flauta ou tulipa é ideal para o consumo de vinhos brancos. Esse tipo de acessório ajuda a conservar a temperatura e sabor da bebida por mais tempo. Para acompanhamentos, queijos de textura mais macia ou cremosa e sabor mais leve são uma excelente alternativa.

Ocasiões para vinho sem álcool: ter a mão algumas opções de vinhos sem álcool é sempre um sinal de cuidado e polidez com os convidados. Em ocasiões como os encontros de família, ou eventos com crianças esse tipo de bebida é uma excelente opção. O vinho sem álcool pode ser servido sozinho ou como ingrediente no preparo de coquetéis como sangrias, ponches e sobremesas.

Ocasiões para vinho rosé: os vinhos rosé são ótimos complementos para massas leves, frutos do mar, saladas e sobremesas. Os queijos leves são os mais indicados. Esse tipo de bebida também pode ser servida com alimentos doces como frutas e sobremesas.

Dica: Os vinhos do tipo rosé podem ser servidos em taças para vinho branco comuns. Ocasiões para vinho rosé incluem celebração de eventos em dias mais quentes ou refeições baseadas em doces e frutas.

Próximas campanhas