Norman Foster

Norman Foster

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraNorman Foster

Assim como durante o século XX grandes nomes da decoração e arquitetura surgiram, marcando a história e mudando a forma como até então se pensava e praticava o design, movimentos contemporâneos também registram importantes conceitos e profissionais. Exemplo excepcional de sucesso e inspiração para a nova geração, o arquiteto Norman Foster é internacionalmente admirado e reconhecido por sua atuação ousada, construções respeitáveis e pensadas para a preservação do meio ambiente.

Inglês nascido em 1935, Norman Foster deu sinais de sua vocação para a arquitetura ainda na escola, enquanto adolescente. Especializou-se na área anos depois, pela Universidade de Manchester, tornando-se mestre na Universidade de Yale, onde iniciou seus primeiros passos na conquista de prestígio como um dos mais admirados arquitetos europeus. O Westwing reconhece a importância dos conceitos construtivos de Norman Foster para a história e, por isso, presta uma homenagem merecida ao profissional. Conheça abaixo sua brilhante trajetória!

NORMAN FOSTER: ESTILO E REFERÊNCIAS

Arquitetura arrojada e tecnológica. É ela quem define o modo como Norman Foster sempre conduziu sua carreira de mais de quatro décadas e o jeito de pensar suas construções. Um tanto futurista, refinado e inovador, o estilo de Foster foi fortemente influenciado por sua preocupação em transformar conceitos e encontrar soluções tecnológicas mais eficientes por meio do uso de diversos sistemas inteligentes e informática.

Constantemente preocupado com os detalhes, Norman Foster acreditava que “a arquitetura não está contida em um campo específico, mas em cada ato humano de transformação”. Assim, concretizou obras que tinham por finalidade melhorar a vida das pessoas, o que o levou a atuar em diferentes continentes, com construções e restaurações de importantes prédios, museus, viadutos e edifícios pertencentes a órgãos públicos de vários países.

ATUAÇÃO SUSTENTÁVEL

Os trabalhos de Norman Foster também são marcados pelo caráter sustentável, visto que o profissional sempre se baseou em contextos ecológicos e conscientes para a execução de seus projetos arquitetônicos e urbanistas. Esta característica foi a grande responsável por tornar Norman Foster um precursor na criação de novos padrões construtivos de interação das obras com o ambiente em que foram edificadas, bem como o impacto que causam ao meio.

Neste quesito, Norman Foster atuava com foco no uso de materiais renováveis e que não agredissem o meio ambiente, além de aplicar somente a energia necessária para a obra e manutenção consciente. Estas, bem como outras soluções sustentáveis, vieram da influência de Norman Foster ao conceito de seu mentor, Richard Buckminster Fuller, à efemeralização, ou seja, “a habilidade de fazer mais e mais com menos e menos”.

PRINCIPAIS PROJETOS DE NORMAN FOSTER

Seu escritório Team 4 Architects, que depois de 25 anos cresceu e ganhou o nome de Sir Norman Foster & Partners, é detentor da execução de centenas de obras pelo mundo, dentre elas importantes e emblemáticos projetos de construção, reurbanização e restauração, todos baseados no traço high-tech de Norman Foster, movimento iniciado pelo profissional nos anos 70 e que até hoje tem forte influência na arquitetura.

Em sua maioria com superfícies curvas e materiais variados, as obras de Norman Foster mais reconhecidas e que, inclusive, lhe renderam prêmios, são o projeto do britânico Museu Imperial de Duxford; a reconstrução do edifício Reichstag, em Berlim; o design criado para o famoso British Museum; e a construção da Ponte do Milênio, de Londres, e do Aeroporto Internacional de Hong Kong, o maior e mais importante da China.

Próximas campanhas