Noren

Noren

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraNoren

Cortinas são amplamente utilizadas na decoração de qualquer ambiente. Seja de tecidos leves ou mais rebuscadas, elas ajudam a proteger os ambientes da claridade. Você conhece o noren? Esse tipo de cortina é tradicional no Japão e é usada como divisória para separar os cômodos de uma casa ou aplicada em portas, janelas e paredes. Se você já foi a um restaurante japonês, certamente já viu vários tipos de noren espalhados pelo estabelecimento.

O noren, geralmente feito de tecido retangular, com uma ou mais fendas verticais para facilitar a passagem, é muito utilizado na decoração de casas brasileiras e pode ser combinado com diversos estilos. Com design simples, sem grandes detalhes, o noren é uma aposta que pode render muita beleza à sua casa. Por isso, o Westwing te mostra como aplicar essa linda peça na decoração e impressionar seus convidados. Confira!

Os Objetivos de Uso do Noren

O noren é uma peça muito utilizada em diversas situações. Em lojas ou restaurantes, por exemplo, o noren pode ser personalizado com seu próprio logotipo, como forma de chamar a atenção dos clientes ou separar ambientes. Nas pousadas japonesas, casas de banho ou saunas, o noren é utilizado com inscritos específicos para cada ambiente, que são rapidamente identificados pelas pessoas. O noren azul, por exemplo, indica que a entrada é dos homens e o vermelho sinaliza a entrada das mulheres.

Origem Pré-Histórica

O noren remonta às práticas religiosas do período Yayoi (300 a.C. a 300 d.C.), época das práticas do xintoísmo arcaico e xamanico. À medida em que a sociedade primitiva evoluiu para comunidades maiores e mais complexas, cada vez mais centradas na atividade agrícola, a arquitetura das casas sofreu alterações e surgiram as divisões internas de cômodos com usos específicos, dando origem ao noren.

Os Significados do Noren

O noren simboliza uma ligação da humanidade com os espíritos e, por isso, é considerada um amuleto. Quando um noren é pendurado na entrada de um comércio, indica que a loja está pronta para atender o público, pois acredita-se que esse item afaste maus espíritos, varrendo-os das pessoas que passarem pelas cortinas. Em casas, elas limpas as pessoas de espíritos antes de entrarem no ambiente. Em restaurantes, por outro lado, o noren pede a proteção contra incêndios.

A Composição

Antigamente, o noren era feito com cordas curtas de palha de arroz pendentes. Com a evolução da tecelagem e de processos de tingimento, o noren passou a ser feito de tecidos, geralmente algodão, tingidos em tons escuros de azul índigo e decorado com motivos que variam desde símbolos de boa sorte, bambus, cegonhas ou carpas a nomes de estabelecimentos ou de atividades comerciais.

Ter um ou mais noren em casa dá um charme sem igual aos ambientes e, ainda, ajuda a trazer um pouquinho da cultura japonesa para o seu dia a dia. Na hora de escolher um noren, preste atenção aos outros objetos utilizados no cômodo para montar uma composição harmônica e invista em uma boa combinação de cores. Vai ficar lindo!

Próximas campanhas