Nicho Provençal

Nicho Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraNicho Provençal

Tido como um clássico, o estilo provençal é, sem dúvidas, um dos estilos mais populares nos projetos de decorações de interiores. Sua paleta de cores abrange os tons pastel, lavanda e nuances de branco. Objetos de estilo provençal tendem a nos remeter aos campos floridos do sul da França e a luz suave do sol invadindo a janela. O uso de nicho provençal na decoração traz esse clima bucólico ao lar, podendo, no entanto, serem perfeitamente combinado com elementos de outros estilos de decoração graças ao seus tons neutros e suavidade nas formas

A versatilidade dos nichos de parede permitem que estes se adequem a diversos ambientes da casa: combinados com diferentes estilos de móveis, podem ser modulados de diversas maneiras adaptando-se ao espaço disponível e enfatizando aquela peça especial de decoração. Saiba mais sobre o nicho provençal com as dicas do Westwing.

Nicho Provençal: Curinga na decoração

O nicho provençal é um verdadeiro curinga dos objetos decorativos, pois ele agrega duas funções primordiais no mundo do design de interiores: aproveitamento de espaço e beleza. Em tempos de casas e apartamentos com metragens reduzidas, organizar e aproveitar os espaços verticais sem, no entanto, comprometer a estética ou sobrecarregar esses pequenos espaços é um desafio. A utilização do nicho provençal cumpre magistralmente esses dois requisitos: organizando coleções e valorizando mimos de valor sentimental dos moradores ao mesmo tempo que preenche com muito charme e personalidade as paredes dos ambientes.

Que tal substituir a velha prateleira por um encantador nicho provençal?

Não há dúvidas que prateleiras são muito úteis: aproveitam o espaço vertical, organizam livros e objetos e expõe nossas preciosidades. No entanto, se a ideia é chamar a atenção para parede e explorar além da funcionalidade, o nicho provençal garante a mesma praticidade, porém com muito mais graça e suavidade do que as formas retas das prateleiras.

Ideias de uso de nicho provençal

O nicho provençal possui múltiplos usos e dentro de cada um desses, diferentes combinações de materiais, cores e texturas garantem sua versatilidade. O nicho provençal pode abrigar coleções queridas dos moradores tais como bonecas, lembranças de viagem ou bichinhos de pelúcia no quarto das crianças. É possível também dispor alguns livros com temáticas parecidas como Viagens e Arte deitados na posição horizontal. Um toque romântico e suave pode ser conquistado com uma dose de criatividade: que tal organizar pequenos recipientes de vidro com contas de pérolas e pequenas rosas artificiais?
No banheiro, o nicho provençal quebra a frieza e impessoalidade do ambiente trazendo aconchego quando preenchido com pequenos rolinhos de toalhas bordadas ou rendadas. Dispor nesses espaços alguns sticker mergulhados em essências aromáticas também é uma boa pedida pois perfumam o ambiente ao mesmo tempo que o deixa gracioso.
Na cozinha o nicho provençal também é sucesso: pequenas latas de chá com rótulos antigos, em especial de tonalidade suave, criam um clima retrô e mudam completamente a percepção de quem o vê. O clima de hospitalidade e gentileza é reforçado com o nicho provençal contendo pequenos potes de compotas com biscoitos e docinhos para as visitas se deliciarem enquanto papeiam na cozinha.

Gostou das nossas sugestões sobre nicho provençal? Veja outras dicas de como decorar sua casa navegando por nosso site.