Narguile

Narguile

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraNarguile

O narguile surgiu no Oriente e uma das versões é a de que o narguile teria sido inventado na Índia do século XVII pelo médico Hakim Abul Fath como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, foi usado para fumar ópio e permaneceu até a revolução comunista chinesa, no fim da década de 1940. Com os árabes, o cachimbo de água foi incorporado para ser apreciado em grupo.

Também há presença no narguile na história da Pérsia e da Mesopotâmia. As peças mais primitivas eram feitas com madeira e coco, que fazia o lugar do corpo do narguilé. Outro dado interessante é que seu nome tem origem do persa nārgila, que significa coco. Hoje em dia muita gente gosta de usar o narguilé para um bom papo entre amigos. Quer saber um pouco mais sobre narguilé? O Westwing conta para você.

De que é composto o narguile?

O narguile tem algumas peças em sua composição, como você pode ver abaixo:

  • Base (jarro ou vaso): peça central do narguile que se parece com um vaso. É onde é colocado a água ou, menos tradicional, outros líquidos como arak, sucos ou essências naturais. Normalmente é feita de vidro, metal ou cerâmica e algumas têm desenhos nas bases.
  • Corpo: peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça.
  • Fornilho (rosh, cabeça ou cerâmica): peça de barro ou cerâmica onde é colocado o tabaco aromatizado, também é chamado de essência, e por cima dele vai o carvão em brasa.
  • Abafador (laminito): peça de metal, normalmente mais alta para proteger a brasa do vento, evitando a queimada rápida do carvão.
  • Mangueira (condutor): é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira e a outra encaixa na parte de cima do corpo do narguile (acima da água). Pode ter mais de uma mangueira para que várias pessoas fumem juntas. Em narguiles usados em locais públicos como bares, normalmente se usa uma peça plástica removível na ponta da piteira que pode ser lavada ou descartada a cada uso, ao contrário da mangueira em si, que não deve nunca ser lavada, pois pode oxidar, criando partículas de fuligem que atrapalham a aspiração da fumaça.

O fumo e a limpeza do narguile

Conhecido popularmente como essência, o fumo para narguile é feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bem variados como os de frutas (pêssego, maçã verde, coco), flores, mel e até mesmo de algumas bebidas mais conhecidas. Também é possível encontrar essências não aromatizadas, apesar de elas terem perdido um certo espaço para as aromatizadas, que hoje são muito mais populares.

A limpeza de um narguilé deve ser feita com materiais especiais, que são facilmente encontrados em lojas especializadas. Também é possível fazer a manutenção do narguile usando ar comprimido nas peças individuais, como a mangueira. Não é recomendado usar água para a limpeza.

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas