Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMuseu Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, assim como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos e faleceu em 2012, aos 104 anos e tem hoje o Museu Oscar Niemeyer em sua homenagem.

O Museu Oscar Niemeyer fica localizado na cidade de Curitiba, capital do Paraná. O complexo de dois prédios, instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados, sendo que deste, dezenove mil são dedicados à área de exposições, é um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à arte. Quer saber mais sobre o Museu Oscar Niemeyer? Acompanhe com o Westwing detalhes sobre este lugar feito em homenagem a um dos grandes arquitetos brasileiros.

O que é o Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Ele tem cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área de exposição, sendo considerada a maior da América Latina.

O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002, e já realizou mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público de mais de 300 mil visitantes.

Acervo do Museu Oscar Niemeyer

O museu tem um centro de documentação e referência com um acervo de mais de 9 mil publicações e periódicos para pesquisa. Entre os títulos encontram-se livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores, e um arquivo fotográfico com registros de obras e de artistas paranaenses, disponíveis para consulta.

Há também o setor de Reserva Técnica e o Laboratório de Conservação e Restauro, onde as obras são armazenadas seguindo critérios internacionais.

Quando completou uma década, em 2012, o Museu Oscar Niemeyer aumentou o acesso gratuito às exposições e o ao horário de funcionamento, reforçando a sua missão social visando a democratização do acesso e a formação de público.

O lugar foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e foi escolhido como um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Estrutura do Museu Oscar Niemeyer

O prédio principal, dividido em três pisos – subsolo, térreo e primeiro andar –, tem um estilo moderno e é feito de linhas retas. A estrutura do prédio é de concreto, que permite ver os vãos da edificação com uma bela estrutura. A torre, também conhecida como “Olho”, finaliza o complexo com quatro andares de espaço para exposições.

Além das salas, também há um auditório, com capacidade para 372 pessoas, um ambiente exclusivo eventos e uma loja com produtos personalizados com a marca do Museu e o MON Café, um espaço agradável para alimentação e lazer.

Próximas campanhas