Museu Guggenheim

Museu Guggenheim

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMuseu Guggenheim

O que seria de nossa história se não fossem os museus? Neles podemos conferir diversas obras importantes para entender o homem e tudo aquilo que se relaciona a ele e sua trajetória. E nem é preciso falar o quanto é maravilhoso poder percorrer por seus corredores e apreciar o que ali está exposto. Para quem gosta de arte moderna e contemporânea, por exemplo, o que não falta são lugares que possuem obras desse tipo em seu acervo.

Se você é uma dessas pessoas não pode deixar de conhecer o Museu Guggenheim. Ele fica localizado em Nova York, em uma das áreas mais conhecidas da ilha de Manhattan, e abriga um acervo com grandes nomes da modernidade e contemporaneidade. Sabendo da importância que o Museu Guggenheim tem, o Westwing escreveu este artigo contando tudo o que você precisa saber sobre ele. Veja!  

Como surgiu o Museu Guggenheim?

O Museu Guggenheim foi fundado em 1937 na cidade de Nova York (EUA) por Solomon Robert Guggenheim. Ele nasceu na Filadélfia, mas estudou durante muitos anos em Zurique, na Suíça. Ao retornar aos Estados Unidos, passou a trabalhar e a cuidar dos negócios de sua milionária família, fundando, inclusive, uma companhia de mineração de ouro no Alasca chamada Yukon Gold Company. Porém, em 1920 Solomon se aposentou e voltou-se exclusivamente para a sua coleção de arte moderna.

Como as obras ficavam acumuladas dentro de seu apartamento, ele resolveu fundar a Fundação Solomon R. Guggenheim, em 1937 – que hoje é detentora não só do Museu Guggenheim, mas de outros ao redor do mundo. Pouco tempo depois, o colecionador decidiu que o público poderia ter acesso a seu grande e especialíssimo acervo e, assim, veio a ideia do museu. O famoso arquiteto Frank Lloyd Wright foi o convidado para projetar as instalações do Museu Guggenheim, que só começaram a ser construídas em 1956 devido à dificuldade de se fazer tamanha obra nos anos anteriores por conta da Segunda Guerra Mundial. Mais de setecentos esboços foram criados durante três anos. O Museu Guggenheim foi finalmente inaugurado em 21 de Outubro de 1959, mas, infelizmente, Solomon Robert Guggenheim morrera seis meses antes desta data e não conseguiu ver seu projeto finalizado.

O Museu Guggenheim fica localizado em uma das regiões mais nobres de Nova York, na ilha de Manhattan, próximo ao Central Park e da 5th Avenue.

O acervo do Museu Guggenheim

Quem visitar o Museu Guggenheim vai se deparar com grandes nomes da pintura mundial, como Van Gogh, Pablo Picasso, Kandinsky, Manet, Katherine S. Dreier, Paul Cézanne, entre muitos outros. Para quem gosta de fotografia, o Museu Guggenheim apresenta centenas dos icônicos artistas Robert Mapplethorpe e Nan Goldin.

Para quem quiser conferir de perto as obras dos mais de 500 artistas expostos, o Museu Guggenheim está aberto todos os dias da semana, exceto às quintas-feiras, e os ingressos custam 25 dólares.

Museu Guggenheim além do Atlântico

O Museu Guggenheim não é exclusividade de Nova York. Há filiais em Veneza, na Itália; em Bilbao, na Espanha, e em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Este último é o mais novo, aberto em 2012. Havia, inclusive, projetos para que o Museu Guggenheim tivesse uma filial no Rio de Janeiro, mas a proposta foi cancelada.

Próximas campanhas