Móveis Vitorianos

Móveis Vitorianos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis Vitorianos

A decoração de luxo da era vitoriana nasceu na Inglaterra, por volta do século XIX e durante o tempo de poder da rainha Victoria. Esta rainha era uma grande admiradora de peças raras e ornamentos no geral, e por este motivo, os móveis vitorianos são carregados de detalhes e enfeites – e assim os móveis dessa época são conhecidos por sua elegância e beleza. Móveis de pernas curtas e com muitos detalhes são partes do sucesso dos móveis vitorianos.

O Westwing, por sua vez, preza por matérias de autenticidade, especificidade e raridade – e quando o assunto é móveis vitorianos, é de certa forma mais simples. Para os que são apaixonados por móveis vitorianos e que fazem questão de ter peças de colecionadores, o ar ímpar e personalizado na sua casa será naturalmente mais chique e exuberante. Por isso, selecionamos dicas imperdíveis para um ambiente com móveis vitorianos. Crie combinações com móveis vitorianos e inspire-se!

Móveis Vitorianos: Sobre o Estilo

O estilo vitoriano, não só para móveis vitorianos, mas também para decoração no geral, é uma fonte de inspiração bastante rica. A época de esplendor da Inglaterra (dos anos 1837 a 1901) é conhecida como época vitoriana, e foi exatamente no período em que Rainha Vitória vigorava por lá. O prestígio e clima social de euforia eram relevantemente perceptíveis pelo resto do mundo, principalmente pelo sucesso militar na Índia, pelos desenvolvimentos culturais e pela prosperidade econômica que provinha das revoluções industriais.

Esta nova classe dominante que surgia destes acontecimentos, a burguesia que enriqueceu com as indústrias, comércios e colônias, tinham a necessidade de exibir em suas residências uma decoração condizente com o estilo de vida e com a nova riqueza e prosperidades crescentes. O modo de vida, portanto, foi refletido no que chamamos hoje de móveis vitorianos – representações da mudança completa do modo de viver e enxergar a sociedade e os bens comuns e individuais.Móveis Estilo Vitoriano

Os móveis vitorianos, por sua vez, possuíam quase que em sua totalidade madeiras nobres e exóticas, tais como o jacarandá, radica e o mogno. Exemplos de outros objetos como quadros, candelabros, enfeites quaisquer, tapetes e luminárias eram originários do oriente – e assim os acabamentos eram bastante artesanais, como porcelanas chinesas, tecidos para a decoração feitos em seda e bordados a fios de ouro, por exemplo. Os motivos florais eram frequentes nos móveis vitorianos, e assim também agregam estofados em couro, têxteis xadrezes e toda uma atmosfera de antiguidade e ancestralidade.

Móveis Vitorianos – Design

Estes móveis vitorianos, no Brasil ao menos, costumam ser mais discretos, de certo modo, e feitos em material escuro. Seu design na era vitoriana era fortemente influenciado por elementos religiosos e pela escola gótica, e deste modo, apostam em simetria como artifício para, simbolicamente, aludir à perfeição divina. O formato destes móveis geralmente começa mais largo e vai afinando, justamente para lembrar o formato de duas mãos no momento de oração.

Outra particularidade deste design é o cuidado, no planejamento dos móveis vitorianos, com o conforto do homem. Por este motivo são macios, cômodos e destacam a mulher que naquela poltrona senta, por exemplo.

Já os detalhamentos, geralmente são em grande número e da mesma cor dos móveis vitorianos. Inclusive, as tonalidades que mais aparecem nesta época são os vários verdes, o palha, o marrom. A madeira é um dos matérias mais usados para móveis vitorianos, assim como as pedras – destaque, neste momento, para o mármore.

Móveis Vitorianos – Para Usar na Decoração

Móveis Vitorianos para usar na sua decoração podem ser os vários tipos de cadeiras, mesas com tampos de pedra ou madeira com muitos detalhamentos, por exemplo, assim como os sofás repletos de curvas. Os destaques nestes móveis vitorianos podem acontecer com almofadas sobre sofás e poltronas, por exemplo, com detalhes que harmonizem com as escolhas de móveis vitorianos. Deixe a inspiração e criatividade fluir e faça do seu espaço muito mais bonito!

 

Próximas campanhas