Móveis Retrô

Móveis Retrô

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis Retrô

Você já deve ter percebido que a tendência de móveis retrô veio para ficar. É cada vez mais comum que designers tirem sua inspiração do passado e misturem com detalhes modernos para compor ambientes de decoração. O termo “retrô” deriva do prefixo latino “retro”, que significa “nos tempos passados”, e se refere a algo que se parece com o estilo característico de alguma época. Por exemplo, um móvel inspirado em algo que era popular nos anos 80 ou um produto qualquer de design que traz referencias do passado pode ser chamado de retrô.

Perfeito para pessoas alegres e otimistas, a melhor parte de optar por móveis retrô é que eles remetem a nostalgia de outros tempos. Então, se você está procurando reformar a sua casa para deixá-la com ares antigos, mas não sabe bem por onde começar, aqui no Westwing disponibilizamos as melhores dicas para você!

 

Móveis retrô X arquitetura

Uma boa forma de escolher que móvel vai combinar com a sua casa é observando a arquitetura do imóvel. Você pode, por exemplo, observar as posições das janelas, a configuração das portas e o posicionamento dos corredores, antes de escolher uma época retrô para se inspirar. A partir do desenho da sua casa e do estilo de arquitetura que ela pertence, veja quais móveis retrô vão complementar sua decoração.

Escolher móveis retrô que mais combinem com a sua casa é também mergulhar em alguma época antiga onde as tendencias de estilo combinam com o seu gosto atual. Os móveis utilizados em cada década do passado têm suas próprias características (cores, materiais e acabamentos), e estas vão refletir no que você procura para a sua casa.

Se você gosta de pop art, por exemplo, talvez seja importante dar uma boa pesquisada sobre a década de 50. Se você gosta de sofisticação, é provável que móveis retrôs inspirados nos anos 20 sejam mais adequados.

Comece com um elemento

Nem sempre você consegue identificar qual década passada que mais combina com você, e ainda assim você quer ter mobiliários retrô em sua casa. Se este é o seu caso, inverta o processo: ao invés de escolher uma década e basear a sua escolha de móveis nela, escolha primeiro os móveis retrô, e então, faça a decoração em torno dele.

Dê destaque para aos móveis retrô

Você não precisa criar toda uma decoração retrô em torno de um único móvel. Mas, para dar enfase aos móveis retrô, é preciso posicioná-lo de maneira adequada. A nossa dica é que você os coloque em lugares de destaque, ou em locais onde o olho de quem vê o ambiente é direcionado diretamente para os móveis retrô. Acredite, se você conseguir isso como resultado, sabe que acertou na decoração.

Por fim, aproveite para procurar inspiração também no seu cotidiano e nas situações que você vive no seu dia-a-dia para completar a decoração. Referencias retrô são cada vez mais comuns em filmes, novelas, na moda, na música, e etc, então, não será difícil perceber como você pode adicionar móveis retrô aos ambientes, deixando a sua decoração criativa e ao mesmo tempo versátil.

Agora é só escolher a primeira peça e começar a voltar no tempo!

Próximas campanhas