Móveis Patinados

Móveis Patinados

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis Patinados

Já reparou como pequenas mudanças são capazes de transformar o ambiente? Um adorno diferente, um móvel requintado ou mesmo uma bela pintura são capazes de levantar a decoração e dar um toque diferente e autêntico ao espaço. Uma opção bonita e prática para criar esse efeito de novidade é apostar nos móveis patinados. A técnica é capaz de renovar e dar cara nova aos móveis antigos e usados e traz inúmeras possibilidades para a sua decoração.

Embora as cores marcadas no imaginário e na memória quando se fala em móveis patinados sejam o branco e o bege, a técnica pode ser feita nas mais variadas cores e, por isso, é uma maneira criativa e versátil de renovar qualquer ambiente. Buscando inspiração para renovar a sua decoração? Descubra com o Westwing o charme e a beleza dos móveis patinados. Inspire-se e renove sua decoração!

Móveis Patinados: Versatilidade

Os móveis patinados são uma boa opção para quem quer renovar o ambiente sem gastar muito. A pátina é uma técnica versátil que dá cara nova aos móveis e cria um efeito decorativo diferente e elegante. A técnica transforma móveis antigos em peças cheias de estilo e personalidade e confere novos ares à sua decoração.

Móveis Patinados: Estilosos e Práticos

Versáteis, os móveis patinados combinam com diferentes estilos de decoração. Do romântico ao retrô, passando pelo shabby, cottage e provençal, os móveis patinados dão vida nova aos ambientes e ajudam a criar uma atmosfera vintage muito aconchegante.

Nos clássicos branco e bege, os móveis patinados renovam o ambiente com um toque de elegância sutil e combinam com as mais diversas composições. O branco também é usado em composições de móveis patinados em conjunto com o marrom e o preto para criar um efeito mais marcante no móvel patinado. Para móveis patinados infantis, o branco pode ser mesclado com o rosa, o azul, o verde e o amarelo para combinar com as cores do quarto da criança.

Móveis Patinados

Já a pátina feita em tons e cores mais fortes tem uma proposta diferente e descontraída e combina tanto com ambientes mais retrô como com um estilo de decoração mais moderno. O efeito de desgaste provocado pela técnica confere um toque rústico e dá personalidade aos móveis patinados coloridos.

Móveis Patinados Passo a Passo

É fácil encontrar móveis patinados no mercado. Mas para quem gosta de colocar as mãos na massa, a boa notícia é que transformar aquele móvel antigo em um belo móvel patinado é mais fácil do que parece. Confira o passo a passo DIY (faça você mesmo, em inglês) para fazer a pátina:

  1. O primeiro passo é lixar bem a peça a ser reformada. É preciso retirar resquícios de tinta ou verniz até a superfície ficar bem lisa. Se necessário, utilize uma lixa grossa para retirar os resíduos.
  2. Com a peça lixada e limpa, aplique uma camada de fundo nivelador à base d’água. Essa etapa vai garantir uma boa absorção da tinta.
  3. Passe uma demão de tinta esmalte à base d’água no móvel. Para fazer a pátina tradicional, a cor predominante é o bege ou o branco.
  4. Espere secar e lixe. Caso queira aproveitar a cor de fundo da peça, lixe até obter o efeito desejado.
  5. Se for usar duas cores, aplique a segunda tinta nos pontos onde deseja dar destaque. Pode ser nos relevos ou frisos, por exemplo.
  6. Espere secar e use a lixa para criar o efeito desgastado na peça. O branco (ou a cor desejada na base) vai aparecer. Se quiser que a madeira original sobressaia, utilize uma lixa mais grossa.
  7. Você pode fazer a pátina em duas cores no móvel e desgastar a madeira apenas em quinas, bordas e frisos para dar um toque envelhecido.

Viu como fazer o seus móveis patinados é mais fácil do que parece? Aproveite essa dica especial e liberte a sua criatividade!

Westwing: o Extraordinário Mundo da sua Casa

Próximas campanhas