Móveis para Closet

Móveis para Closet

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis para Closet

Ter um closet em casa é ter roupas, calçados e acessórios alinhados e sempre à mão. Claro, desde que devidamente organizado! Há pessoas que já têm um closet em casa e há as que sonham com um, capaz de comportar tudo o que for necessário e com a organização que um dormitório planejado merece. Independentemente da pessoa ou do estilo de closet, as dúvidas sempre surgem: quais os melhores e mais adequados móveis para closet? Como escolher e instalar?

O primeiro e um dos pontos mais importantes a se considerar é que, de acordo com o formato, tamanho e estilo do closet, alguns móveis são fundamentais na hora de montá-lo e delimitar os espaços. E tenha certeza: são muitos os tipos e formas de conservar um closet e seus móveis. Então, conheça-os com este artigo que o Westwing preparou sobre o tema.

Modelos e dicas de uso dos móveis para closet

Um dos cômodos mais eficientes de uma casa, o closet funciona como um espaço funcional e aconchegante. Por isso, pede um planejamento eficaz para que atenda a questões básicas como profundidade (com no mínimo 60 cm) e divisões superiores e inferiores, além do maleiro. Por exemplo: um closet bem projetado terá um vão de, pelo menos, 90 cm em frente aos armários para que a circulação seja fluida e confortável.

E ainda no quesito projeto, os móveis para closet são indispensáveis. Devem atender a quantidade de objetos pessoais e aos tamanhos corretos. Se seu closet é um ambiente pequeno ou fica dentro de um dormitório, opte por móveis mais práticos. Se for grande e preencher todo o cômodo, como os closets abertos ou salas de vestir, os planejados são perfeitos.

Já os closets aramados são tipos de closets que aceitam prateleiras, araras, nichos e até estantes. Seu mobiliário é todo em arame e instalado de acordo com as necessidades dos moradores. Os benefícios destes móveis para closet estão nas peças mais arejadas e na personalização dos espaços, pois os módulos são comprados separadamente e montados como a pessoa quiser.

Móveis para closet: elegância e criatividade

Planejados: são os mais escolhidos. Sob medida, garantem maior praticidade e beleza ao cômodo. Os móveis planejados existem em diferentes materiais, como madeira, alumínio e até vidro ou acrílico nas gavetas para uma melhor visualização. Lâmpadas, adesivos e sistema para TV ainda podem ser incluídos nos armários planejados. Portas de correr, por exemplo, são ótimas soluções para closets menores.

Gaveteiros: são excelentes opções para dar mais espaço e organização ao seu closet. Contam com vários modelos e cores, como os em MDF, madeira maciça, com ou sem rodinhas, em castanho ou marrom, o que facilita a decoração. Deixe para eles as peças menores, como lingeries e meias.

Sapateiras: em modelo flexível ou fixo, bem altas ou menores, são essenciais na disposição dos calçados da forma correta e deixam outros espaços livres para as roupas e demais itens.

Penteadeiras: sejam coloniais ou modernas, elas são práticas para os usuários do closet, que nelas completam o visual e ainda dão um charme todo especial.

Pufes, cadeiras e poltronas: complementam as penteadeiras e deixam o cômodo mais elegante. Decorar o seu closet com eles fica simples e divertido, pois são fáceis de combinar com qualquer estilo e existem em infinitos modelos. Nossa sugestão vai para as cadeiras e poltronas coloniais e para os pufes em suede, sem pés.

 Alguns detalhes fazem a diferença

Tapetes e carpetes: dão forma ao closet e embelezam o ambiente, seja no centro, no canto ou por todo o piso.

Espelhos: não podem faltar! Principalmente se forem verticalmente grandes, possibilitando ao morador enxergar o visual da cabeça aos pés. Armários espelhados também são excelentes; com eles, o closet ganha volume e sofisticação.

Lustres e luminárias: destacam os móveis e também têm o poder de sofisticar o closet. A iluminação pode ser geral e com foco, destacando certos elementos. Plafons, spots e pendentes são boas opções.

Além da organização, ventilação e limpeza adequadas também são imprescindíveis para que um closet e seus móveis não acumulem pó, bolor ou cheiro nas roupas. Se o seu closet não tem janelas, deve ser arejado artificialmente.