Móveis Indianos

Móveis Indianos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis Indianos

Está em busca de inspiração para dar um toque indiano à sua casa? Encante-se com as cores vibrantes, as texturas, o exotismo e a religiosidade da cultura indiana. Os móveis indianos são caracterizados pela riqueza de detalhes, rusticidade, pelas diferentes combinações de texturas e pelo acabamento com elementos feitos à mão, como filigranas pintadas, grafismos, mosaico e inserções têxteis, que conferem personalidade e beleza às peças.

Os móveis indianos geralmente são feitos em madeira com tons de castanho escuro ou preto. Acessórios de cores vibrantes e texturas podem servir de contraponto à sobriedade da madeira escura. Cores vibrantes, como dourado, rosa, vermelho e azul turquesa, conferem uma atmosfera alegre e festiva ao ambiente. Já os móveis de bambu denotam rusticidade e leveza. Pensando em te inspirar com um toque mais exótico de decoração, o Westwing vai te contar tudo sobre a magia e o charme dos móveis indianos.

Móveis indianos para cada ambiente

Todos os ambientes da casa podem receber móveis indianos e objetos de decoração inspirados no país, mas esses devem ser usados com parcimônia. Nem todos os objetos precisam ser indianos, bastam alguns elementos para caracterizar a influência étnica. Também tenha cuidado para evitar o exagero em tecidos e estampas. Procure apenas fazer uma releitura contemporânea do estilo, evitando cair no pastiche. O que vale é o equilíbrio do conjunto.

Os ambientes mais indicados para ganhar ornamentos e móveis indianos são o quarto e a sala. Na cozinha, deve-se usar apenas uma ou outra peça, como uma fruteira, bancos e mesa. Para o banheiro, espelhos chanfrados e com detalhes em pedras polidas conferem um tom de elegância. Na sala, pode-se usar móveis indianos como uma mesa de centro de madeira, por exemplo, baixa e colorida combinando com tapetes artesanais. Um sofá de veludo ou chenille com almofadas estampadas pode completar a composição do espaço.

Para dar um toque indiano ao quarto, você pode usar uma cama turca, muito comum na Índia, que, além de exótica, ainda tem a vantagem de ocupar pouco espaço. Podem ser usados sáris típicos do país para revestir a cabeceira da cama.

Elementos de decoração indiana

Enfeites IndianosA vantagem de se usar móveis indianos que são um pouco mais baixos que o normal é que transmitem uma sensação de amplitude aos ambientes. A iluminação deve ser indireta e, a partir de luminárias, candeeiros, abajures e pedestais, o que contribui para criar uma atmosfera exótica e cheia de charme. Almofadas coloridas e futons alegram os ambientes e vão bem sobre o sofá, a cama ou no chão da área de meditação. Os tons mais usados são os terrosos, crus e metalizados, extraídos de especiarias como a canela, o açafrão e o curry.

Quanto mais claras as cores, maior a sensação de espaço nos ambientes. Pode-se ainda pendurar uma mandala na parede da sala. Além de enfeitar, os indianos acreditam que purifica as energias do ambiente. Para completar a decoração com os móveis indianos, você pode recorrer às tradicionais esculturas de Buddha ou Shiva, que, além de enfeitar, transmitem serenidade e ao ambiente. Outra opção é usar esculturas de animais.

O elefante é símbolo de sabedoria e sorte, e o tigre de bengala, além de nativo da região, é um símbolo de força. Como você pôde perceber, bastam alguns toques de originalidade para que todo o ambiente fique envolvido por uma atmosfera especial. Combine novos móveis indianos à decoração de sua casa e traga um pouco deste país que é tão rico culturalmente para seu lar. Toda a família e amigos se sentirão envolvidos por esta nova atmosfera!

Próximas campanhas