Móveis Estilo Luis XVI

Móveis Estilo Luis XVI

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis Estilo Luis XVI

Móveis Estilo Luís XVI foram inpirados em um estilo que nasceu no fim do século XVIII, em meados de 1760, influenciando a arquitetura, a pintura, a decoração de interiores e o design da época. O estilo Luís XVI é clássico e romântico, em contraste com o estilo rococó, marcado pelo luxo e excesso. A simplicidade e o naturalismo também são características dominantes nesse estilo.

O estilo Luís XVI também é conhecido como neoclássico, com influência de estilos anteriores. A antiguidade passou a ser o centro da atenção, após a descoberta de ruínas de cidades antigas do Império Romano. Além de coisas clássicas, elementos da natureza e do campo eram muito valorizados, por isso, os móveis estilo Luís XVI têm muitos traços desse conceito. E o Westwing, que busca sempre trazer sempre novas tendências, vai inspirar você com este especial. Confira!

Estilo Francês

Embora os traços dos móveis estilo Luís XVI tenham sido classificados como simples, os móveis estilo Luís XVI são muito elegantes, tendo como origem um país reconhecido por suas contribuições no mundo na moda e arquitetura. Os móveis estilo Luís XVI possuem a sobriedade e o impacto francês.

Características dos Móveis Estilo Luís XVI

Os móveis estilo Luís XVI têm uma mistura de estilos anteriores: o barroco, o rococó e a antiguidade clássica. Os móveis estilo Luís são exemplos de como obter harmonia entre épocas e estilos diferentes. Vejamos algumas características presentes em móveis que seguem esse estilo:

  • Linhas retas e curvas em um mesmo móvel. As curvas costumam ser geométricas;
  • Superfície plana;
  • Móveis de madeira mogno;
  • Cor dourada e o bronze dominantes nos móveis estilo Luís XVI.

Os móveis estilo Luís XVI possuem formatos geométricos e podemos encontrar, no mobiliário, formatos ovais e medalhões. Nos elementos decorativos, vemos instrumentos musicais, grinaldas, rosas, pérolas, drapeados, arcos e flexas, cenas típicas da época, querubins e inspiração da natureza.

Cadeiras Estilo Luís XVI

Cada móvel produzido nessa época tinha uma característica única. As cadeiras, por exemplo, costumavam ter:

  • Altura baixa (cadeiras bem menores do que as produzidas anteriormente);
  • Pés retos e  mais estreitos próximos ao chão;
  • Apoio dos braços curvos ou canelados;
  • Encosto no formato oval, retangular ou no formato medalhão;
  • Estofamento feito com sedas listradas, tapeçaria Aubusson e Beauvais e estampas florais.

Está em busca de mais inspirações para combinar os móveis na sua decoração? Continue conosco!

Canapés de Dois Lugares

Outra mobília que faz parte do porfólio de móveis estilo Luís XVI é o canapé de dois lugares, conhecido como namoradeira. Ou, na linguagem atual: um sofá largo de dois lugares. Eles já eram utilizados desde o período rococó e algumas características se mantiveram: linhas retas, estofado no meio e pernas em pontalete com cubo em cima. As namoradeiras atuais são produzidas em diversos modelos e em todas as cores.

Os móveis estilo Luís XVI mantiveram traços de móveis de estilos anteriores a essa época. O estilo surgiu durante mudanças políticas e sociais na França, e que antecederam a Revolução Francesa. Você pode escolher cantos da casa e decorá-los com móveis estilo Luís XVI, se harmonizando com o resto da casa. Inspire-se conosco e com os móveis estilo Luís XVI!

Próximas campanhas