Móveis Estilo Luis XV

Móveis Estilo Luis XV

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis Estilo Luis XV

Alguns estilos decorativos surgiram há séculos e, até hoje, inspiram a decoração dos mais variados ambientes, embelezando e conferindo muita elegância a um espaço. O estilo Luis XV, inserido no período Rococó das artes, é considerado o mais original dos estilos franceses, livre da inspiração clássica e que dá vida a lindas peças como os móveis estilo Luis XV, reconhecidos facilmente por sua beleza e charme sem iguais.

Exaltando o feminismo e a beleza da mulher, os móveis estilo Luis XV se destacam pela leveza das curvas e assimetria, rompendo com toda a pompa dos móveis que eram fabricados antes do surgimento dessa tendência. Com o Westwing você conhece os detalhes que deram origem aos móveis estilo Luis XV e aprende a escolher e combinar lindas peças na decoração da sua casa. Acompanhe o que preparamos. A inspiração é imensa!

Móveis Estilo Luis XV: As Cadeiras

As cadeiras Luis XV são as peças que mais fazem sucesso até hoje, sendo muito utilizadas para complementar o décor dos mais variados ambientes. Principal expoente dos móveis estilo Luis XV, as cadeiras que seguem esse estilo prezam pelo conforto e pelo luxo, com madeira entalhada nos eixos, no assento e nos braços. Com pernas estilo “cabriolet”, as cadeiras estilo Luis XV deram origem também à chaise longue, mais longa e confortável, estofada com moirés, brocados, tafetá, toile de jouy ou tapeçarias Gobelins e Beauvais. Nos assentos desses móveis estilo Luis XV, palhinhas para cadeiras e sofás também foram amplamente utilizadas.

Móveis Estilo Luis XV: Cadeiras e Camas

As cômodas são móveis estilo Luis XV muito representativas, pois surgiram com uma grande variedade de formas, incluindo os toucadores (mesa com espelho), secretárias com gavetas ou os bureaus e bonheur-du-jour. As camas, por outro lado, passaram a se afastar das paredes, incorporando cortinados na parte de trás da cabeceira. Agora, a mesa de cabeceira passa a fazer parte da lista de móveis estilo Luis XV, que passam a exaltar as peças menores e mais práticas, ideais para ambientes mais contidos.

O Surgimento do Estilo Luis XV

Depois de coroado, o rei Luís XV passou a viver em locais chamados de “apartamentos” no palácio de Versalhes, na França e, diante da redução do espaço, surgiu a necessidade de contar com um mobiliário mais delicado, menor e mais funcional, oferecendo praticidade e elegância ao mesmo tempo. As linhas soltas, leves e assimétricas, com detalhes trabalhados minuciosamente nos móveis estilo Luis XV exaltavam a natureza, com flores, folhagens e rochas, destacando a inspiração da época. Móveis pintados e a laca também surgiram nessa época, bem como as salas de banho, que se uniam ao quarto de dormir e completavam toda a beleza dos móveis estilo Luis XV.

Atemporais, elegantes e muito charmosos, os móveis estilo Luis XV são peças que perduram por séculos e até hoje são ideais para compor um ambiente refinado e cheio de estilo. Invista nessa tendência e leve todo o encanto da realeza para dentro da sua casa. O resultado do investimento nos móveis estilo Luis XV certamente agradará a todos que visitarem a sua residência!

Próximas campanhas