Móveis Estilo Colonial

Móveis Estilo Colonial

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis Estilo Colonial

Não se cria um cômodo sem móveis. São eles que dão vida aos espaços e ajudam a organizar os ambientes de uma casa, seja por seu caráter decorativo ou pelas linhas que representam seu padrão estético. Ou seja, é praticamente impossível não contar com eles. Não bastassem as suas infinitas aplicações e funcionalidades, as mobílias têm o poder de impor estilos e seguir tendências, atribuindo personalidade ao décor, exatamente como fazem os móveis estilo colonial.

Eles não apenas permitem voltar no tempo, contando histórias e revivendo momentos, mas assumem novas formas de decorar, proporcionando ao lar uma releitura interessante, cheia de detalhes e beleza, além de evidenciarem uma composição minimalista e sofisticada, digna das colônias europeias dominadas pela elite do século XIX. O Westwing adora e conhece bem os tipos de decoração com móveis estilo colonial. Aprenda com nossas dicas e inspire-se com eles a criar um décor clássico!

Como são os Móveis Estilo Colonial?

Basicamente, os móveis estilo colonial têm um aspecto rústico e antigo, extremamente detalhista, com muitos entalhes e formas torneadas, mas que, ao mesmo tempo, reflete elegância com um toque de luxo.

A madeira maciça com vestígios de policromia é o material que prevalece na fabricação de mobílias estilo colonial; suas formas são predominantemente curvilíneas e as cores variam entre tons terrosos, como a madeira ébano, imbuia, mogno e peroba; e claros, como a madeira de cerejeira, marfim e pintadas de branco, creme ou dourado.

Dentre os móveis estilo colonial, estantes, mesas, cadeiras, camas, criados-mudos, cômodas, penteadeiras, armários, banquetas e aparadores predominam, sendo que a madeira pode ou não ser acompanhada por detalhes de vidro ou ferro. Os sofás e poltronas levam, além de madeira maciça, estofado de couro escuro ou em tecido claro liso ou com estampas florais.

Onde e como Usar os Móveis Estilo Colonial

O uso de móveis estilo colonial é versátil, por isso admite a aplicação dessas peças na maior parte dos ambientes de uma casa. Geralmente, salas de estar e jantar, quartos, escritórios, closets e até varandas são os cômodos que mais apresentam características compatíveis com os móveis estilo colonial: clima aconchegante, excesso de requinte – se esse for o desejo –, e sobriedade.

Outra prova dessa versatilidade é a chance de compor os móveis estilo colonial com outras vertentes, como a rústica, shabby chic e glamour. Mesmo com a aparência clássica e remota dos móveis coloniais, também é possível criar um décor moderno; nesse caso, a dica é adotar móveis estilo colonial coloridos, com tonalidades intensas de vermelho, rosa ou azul, por exemplo, além de pés e contornos talhados.

Para que o ambiente não fique sobrecarregado e os móveis estilo colonial atraiam a atenção na medida certa – já que costumam ser imponentes e robustos –, procure criar uma decoração harmônica, deixando-os sozinhos como destaque do cômodo ou equilibrando-os com elementos menores delicados e cores neutras.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas