Móveis de Mogno

Móveis de Mogno

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis de Mogno

O mogno é uma madeira nobre, de coloração avermelhada e muito apreciado na fabricação de móveis por sua ótima resistência e durabilidade. Com pranchas extraídas de árvores muito altas, é possível fabricar móveis de mogno em grandes tamanhos e com uma única base maciça: trata-se, afinal de contas, de uma garantia de que a peça não quebrará ou apresentará coloração diferente a partir da junção de placas de outras madeiras.

Inconfundíveis, os móveis de mogno fazem muito sucesso na decoração e motivos para tamanho alarde de sofisticação e utilidade não faltam. São peças diversas, como armários, aparadores, mesas e cômodas que, graças à beleza de sua matéria-prima preciosa, desempenham um importante papel decorativo onde quer que sejam colocadas. Confira, então, com o Westwing, algumas das muitas vantagens dos móveis de mogno na decoração. Tome nota para remodelar o estilo do lar!

 

Mogno: Madeira Nobre

Móveis de mogno não são os queridinhos de muitos decoradores e amadores do décor por acaso. São peças com excelente durabilidade e, por esse motivo, inicialmente eram tradicionalmente móveis pesados, como estante, mesa e base para sofá. Com o tempo, o mogno tornou-se matéria-prima popular para a fabricação de diversas peças.

No Brasil, a madeira encontrada na Floresta Amazônica é ideal para a fabricação de móveis de mogno, embora exista também em outras regiões do País com a mesma denominação. No entanto, devido à extração elevada da madeira, seu uso ficou restringido a projetos de luxo e que possam arcar com os custos de reflorestamento.

Móveis de mogno maciço podem ser encontrados em antiquários, casas de demolição ou de móveis usados. Não se surpreenda se encontrar exemplares em ótimo estado de conservação, essa é a principal característica dos móveis de mogno: se bem cuidados, duram muitos e muitos anos e conservam sua aparência origina intacta.

Decorar a casa com móveis de mogno é muito simples. Sua cor que oscila entre o marrom avermelhado e o rosado combina com a maioria das decorações e os móveis de mogno podem assumir as mais variadas formas segundo seu gosto e necessidade dentro do décor.

Em uma decoração mais clássica, vale combinar as peças de mogno com tecidos macios e elegantes, como o veludo, o suede e o linho. Misture os móveis de mogno com peças coloridas e acessórios despojados para um efeito mais moderno e descontraído.

Dicas para Conservar os Móveis de Mogno

Para manter os móveis de mogno com aparência de novos por muito mais tempo, o WESTWING recomenda os seguintes cuidados:

  • Proteja os móveis de mogno da incidência direta de luz solar e chuva;
  • Não deixe-os em lugares úmidos e evite encostá-los na parede;
  • Evite empurrar ou arrastar os móveis de mogno;
  • Evite utilizar elementos pontiagudos na superfície de mesas de madeira;
  • Para limpar, utilize unicamente pano levemente umedecido e em seguida seque qualquer vestígio de umidade.
  • Não utilize esponjas, produtos químicos ou abrasivos.
  • Para dar brilho, utilize óleo próprio para o mogno ou cera incolor no máximo três vezes por ano.

Interessou-se pelo uso dos móveis de mogno? Continue a se inspirar, então, aqui, no Westwing!

Próximas campanhas