Móveis de MDP

Móveis de MDP

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis de MDP

Quando chegamos em uma loja, é bem possível escutar do vendedor sobre os móveis de MDP. Também é bem provável que sem saber do que se trata, você não dê atenção. Pois saiba que os móveis de MDP podem resolver muito dos seus problemas, como sobreviver a umidade de um banheiro ou jardim ou ser desmontado frequentemente. Criado para receber acabamentos superiores, o MDP pode ser encontrado em diversos móveis como armários, mesas, cômodas e até guarda-roupas. Conhecendo suas propriedades, ficará muito mais fácil para você saber quando comprar um móvel de MDP e quando isso será vantajoso para sua casa.

Pensando sempre no quanto a informação é importante na hora da compra, o Westwing está sempre preparado para tirar suas dúvidas e lhe dar ideias do que é mais adequado para sua casa. São inúmeros móveis e acessórios para ajudar na inspiração quando o assunto é decorar o seu lar na melhor maneira.

O que é MDP

A sigla MDP significa Medium Density Particleboard, ou traduzindo, painel de partículas de média densidade. E é exatamente assim que o MDP é feito: as partículas de madeira são dispostas em camadas, de forma que as mais finas fiquem na superfície e as mais grossas no interior do painel. Seu aspecto é de uma mistura de vários pedaços de madeira, por isso ele sempre necessita de um acabamento.
O MDP se diferencia do MDF (Medium Density Fiberboard ou fibra de média densidade) justamente por ser feito de partículas e não de fibras como seu colega. Apesar de terem a mesma densidade, o MDP necessita de menos material no seu processo de prensagem e por isso tornou-se uma madeira mais barata e considerada mais ecológica. Na hora da compra, apenas tome cuidado pois muita gente confunde MDP com aglomerado mas ele é diferente: o MDP é feito com uma tecnologia superior e diferente onde existe uma grande preocupação com a homogeneidade da peça.

Quais são os móveis de MDP

Quase todos os móveis podem ser feitos de MDP. Dependendo do seu uso, ele pode ter estruturas feitas de outros materiais para garantir a segurança. Mas, de forma geral, o MDP não é usado em itens que precisem suportar muito peso, como sofás e camas, por exemplo.
O MDP também é conhecido por sua resistência quando o móvel precisará ser montado e desmontado frequentemente. Ele é capaz de segurar os parafusos e encaixes sem se desgastar – o que ocorre muito com o MDP.
Uma grande vantagem desse material é que ele é mais resistente a umidade do que outros. O MDF, quando em contato com a água dilata e incha, se abrindo todo. Como o MDP possui menor capacidade de absorção de umidade, ele não sofre tanta interferência durando muito mais. Por isso ele é aconselhado para móveis que ficam em jardins, quintais e varandas, ou mesmo ao lado da piscina. E na área interna da casa, para cômodos como banheiro, lavabo, cozinha e lavanderia.
Os móveis de MDP geralmente têm linhas retas e são mais clássicos, pois não é fácil arredondar seus cantos ou criar um design muito diferenciado. Em compensação, o material permite acabamentos superiores (o que não é o caso do MDF, por exemplo), resultando em um item de grande beleza.
Para garantir a durabilidade do seu móvel de MDP, limpe sempre com uma flanela macia e úmida, deixando para usar panos umedecidos apenas se surgirem resíduos mais resistentes ou manchas.

Próximas campanhas