Móveis de Fibra Natural

Móveis de Fibra Natural

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMóveis de Fibra Natural

Cipo-imbé, rattan, vime, tucum, junco e capim dourado são alguns materiais bastante conhecidos e famosos no ramo da decoração e normalmente usados na fabricação dos móveis de fibra natural. Essas peças ganham o coração e os ambientes internos e externos das casas graças a sua beleza, versatilidade, delicadeza, ótima durabilidade e acabamento excepcional.

Com tons de marrom, os móveis de fibra natural são ótimos complementos para os mais diversos tipos de decoração, pois conversam perfeitamente com as cores da natureza, quando usados na área externa, e com outros mobiliários mais ornamentados quando usados em áreas internas. Inspire-se com as dicas e sugestões do Westwing para esse e outros tipos de composição e transforme o lar!

Móveis de Fibra Natural: os materiais mais usados

No processo de fabricação dos móveis de fibra natural os materiais usados passam por alguns tratamentos para garantir uma maior qualidade, resistência e durabilidade às peças. Normalmente as fibras passam por um processo de desidratação, para ficarem bem secas e firmes. Em seguida elas são trançadas e recebem tratamento específico para garantir a durabilidade dos móveis de fibra natural, mesmo quando esses forem usadas no dia a dia. Vale ressaltar que o Brasil é um país rico em fibras naturais, principalmente junco e rattan e que isso contribui para o grande uso desses materiais na decoração. Os materiais mais utilizados para a fabricação dos móveis de fibra natural são:

  • Cipó-imbé: originário da região norte do Brasil, é uma matéria-prima muito resistente e se assemelha a um cipó-retorcido, o que garante um visual incrível quando usado na fabricação de móveis de fibra natural.
  • Rattan: essa planta é bem parecida com a málaca, um tipo de planta asiática, porém mais flexível. Em alguns casos o trançado de junco e vime também é chamado de rattan.
  • Vime: semelhante ao rattan, essa planta é cultivada normalmente no sul do Brasil. Originária da África do Sul, Europa e partes da Ásia, é conhecido por sua tonalidade um pouco mais avermelhada.
  • Tucum ou tucumã: é uma palmeira comum no Amazonas e chega a alcançar até 15m de altura. A partir de suas folhas maceradas (levemente amassadas), é retirado um tipo de fibra fina e extremamente resistente. Quando usada para a fabricação de móveis ela lembra a taboa, porém com mais resistência.
  • Junco: também fabricada no norte do Brasil é um dos materiais mais usados na fabricação de móveis de fibra natural por ser um material extremamente resistente.
  • Capim dourado: produzida normalmente na região centro-oeste do país, é uma matéria-prima que se assemelha ao ouro e é popular até mesmo fora do país.

Móveis de Fibra Natural na área externa e interna

Os móveis de fibra natural são excelentes opções para complementar a decoração dos mais diversos ambientes e dos mais distintos tipos de decoração, levando versatilidade e elegância ao local.

Em áreas internas o ideal é dispor os móveis de fibra natural em meio a outras peças de diferentes estilos. Por possuir um material com coloração de fácil combinação e detalhes que o enaltecem facilmente, ele pode ser usado em diversos tipos de decoração sem medo. Agregando conforto e ainda mais beleza ao cômodo.

Ao optar pelo uso de móveis de fibra natural em áreas externas deve-se tomar alguns cuidados para manter a durabilidade das peças. O ideal é mante-las em locais protegidos do sol e da chuva, pois a exposição pode danificar os trançados do objeto.

Acompanhe as dicas do Westwing , inspire-se conosco e crie ótimas composições com móveis de fibra natural, levando mais versatilidade para os cômodos da sua casa!

Próximas campanhas