Moldura de Palha

Moldura de Palha

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMoldura de Palha

Molduras são muito importantes na decoração de uma casa. Elas são capazes de deixar qualquer quadro, espelho ou fotografia muito mais bonitos. E se é para encontrar as nossas artes preferidas, vale investir em uma moldura que transmita todas as qualidades do seu estilo, bem como seja capaz de contribuir com uma decoração personalizada. Um exemplo de moldura versátil e com grande potencial decorativo é a moldura de palha.

O que chamamos de moldura de palha é, na verdade, a mistura de diferentes fibras naturais que são trançadas como a palha, formando tramas regulares, resistentes e bastante neutras, possibilitando que você pinte-as ou deixe-as na cor natural para combinar com os mais diferentes objetos que você deseja enquadrar. Conheça mais sobre essas fibras naturais, com a ajuda do Westwing, e inspire-se em reinventar os caprichos decorativos do lar!  

Moldura de Palha: Destaque Natural

Muita gente opta por colocar uma moldura de palha em casa graças ao aspecto artesanal que ela agrega a decoração. A moldura de palha, como costumamos chamar, pode ser elaborada a não somente a partir da própria palha, mas também de outros materiais cujos nomes são, muitas vezes desconhecidos, mas muito apreciados. É o caso do rattan, do junto, do vime e do capim-dourado, que podem ser matéria-prima para uma moldura de palha e oferecem a beleza das fibras naturais para emoldurar espelhos, fotos e imagens artísticas.

O rattan é uma planta de origem asiática de ótima flexibilidade e cor marrom escura, cujo trançado é mais largo e resistente do que a palha, embora muitas vezes uma moldura de rattan seja considerada, também, uma moldura de palha. O mesmo acontece com o vime, tipo de rattan presente na maioria das continentes de tonalidade mais quente. Esse tipo de moldura de palha fica é ideal para ambientes com decoração mais tradicional, com uso de madeiras quentes e cores terrosas.

No Brasil, o tipo de moldura de palha mais conhecido é o que possui o junco como matéria-prima. O junco é outra fibra vegetal existente do norte do Brasil que caiu no gosto dos projetistas e decoradores por sua enorme resistência e facilidade de moldar.

Moldura de Palha na Decoração

Peças em fibra natural, como a moldura de palha são ótimos complementos para os mais variados estilos decorativos graças a neutralidade própria de usas colorações, “emprestadas” diretamente da natureza para adornar porta-retratos, quadros e espelhos.

Vale lembrar que, se optar por uma moldura de malha natural, é importante se certificar que a peça recebeu tratamentos específicos para resistir à umidade e calor excessivos. Normalmente, a fibra de palha passa por um processo de desidratação que a deixa firme e resistente. Após esse processo, são trançadas para a confecção das mais diversas formas de acessórios decorativos.

A moldura de palha é muito versátil e existe em muitos formatos, redondo, retangular, quadrado e até mesmo em formas irregulares para criar um efeito contemporâneo em combinação com um espelho redondo, por exemplo. Por esse motivo, é muito versátil: enquanto uma moldura de palha em formas mais clássicas pode ser ótima para decorações no estilo colonial, uma moldura redonda se adapta a diversos estlos, do boho ao praiano.

 

Próximas campanhas