Mogno

Mogno

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMogno

A madeira de mogno é um dos materiais de mobiliário mais valiosos do mundo. Ela é muito apreciada para a fabricação de móveis, pois é fácil trabalhar com e também por apresentar grande estabilidade e duração. Outra característica marcante é a cor, que varia do castanho avermelhado vibrante ao rosa, o que a torna inconfundível e confere um charme especial ao ambiente. Também é muito resistente ao ataque de fungos e cupins.

Outras característica dessa madeira é que suas árvores são muito altas – chega a alcançar de 25 a 30 metros de altura –, o que torna possível cortar longas pranchas de madeira, permitindo a fabricação de peças amplas de móveis. O tronco não é muito grosso – geralmente fica com 80 centímetros de diâmetro, porém, árvores mais velhas, apresentam troncos de até 2 metros de largura. Hoje o Westwing quer te mostrar tudo sobre este material nobre, acompanhe!

Onde encontrar o Mogno

Até pouco tempo atrás, o mogno era praticamente predominante no setor de móveis, sendo usado para fabricar principalmente estantes, mas também cadeiras, mesas e bases de sofá.

O mogno brasileiro da Floresta Amazônica é uma das melhores madeiras para fabricação de móveis de luxo e detalhes de decoração. Ela é encontrada principalmente no sul do estado do Pará. No entanto, a palavra mogno também é usada para designar árvores encontradas em outras regiões do mundo, como florestas equatoriais.

Porém, desde que as regras impostas pelo governo para a exploração do mogno ficaram mais rigorosas, em 2003, os móveis fabricados com esse material nobre sumiram dos projetos de decoração. Seu uso ficou mais restrito e os móveis vendidos hoje como “padrão mogno” são na verdade, feitos com outras madeiras e apenas revestidos por uma camada da espécie nobre.

Portanto, se você deseja decorar sua casa com móveis de mogno originais, procure em antiquários, casas de demolição ou móveis antigos. Devido à durabilidade, os móveis fabricados com esta madeira geralmente ainda se encontram em excelente estado, mesmo que fabricados há muitos anos.

Além disso, ainda é possível encontrar móveis feitos sob encomenda com madeira trazida da África ou madeira brasileira certificada, mas neste caso o preço faz jus à nobreza.

Capriche nas cores da decoração

Como os móveis de mogno possuem cores muito vibrantes, o ideal é não decorar salas escuras com esse tipo de madeira, para que o ambiente não fique carregado. Realce os tons dos móveis de mogno adicionando detalhes em vermelho pelo cômodo, mas evite os exageros para não criar uma sensação de sufocamento.

Procure pintar as paredes de tons claros e usar tapetes e cortinas também com cores claras, para que a cor do mogno fique destacada e exiba todo o charme. Utilize cinza claro ou faia com o mogno para acentuá-lo.

Para decorar uma sala com outros móveis escuros, invista em cores como vermelho, laranja e tons de amarelo, que são aliados da cor alaranjada do mogno. Se seus móveis são na cor tabaco, invista em roxo, azuis escuros e verdes, e é interessante também usar um amarelo para clarear alguns pontos.

O tom escuro do tabaco precisa de pontos luminosos e o amarelo combinado com cores mais escuras acaba trazendo esse efeito. Para criar uma sensação de equilíbrio, você também pode utilizar móveis ou pisos de madeiras claras.

Se você ainda possui mobílias originais de mogno puro, valorize-a! E com a ajuda de nossas dicas, invista em uma bela decoração para dar ainda mais destaque à esta peça tão rara.

Próximas campanhas