Modelos de Escada

Modelos de Escada

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraModelos de Escada

Uma casa de dois pisos é espaço para muitas possibilidades. Nesse ambiente, a escada ganha destaque especial, pois além da sua funcionalidade, torna-se parte decisiva da decoração, como um ponto alto do projeto arquitetônico. São muitos os formatos possíveis, materiais, revestimentos, cores. Desde sempre, qualquer um dos modelos de escada, cumprem o papel de interligar lugares ou seções de uma casa. Mas, com criatividade, é possível torná-las algo além.

O Westwing elencou vários modelos de escada e apresenta alguns para você se inspirar no projeto. Tradicionais ou suspensas, com formas orgânicas, de mármore ou porcelanato, com ladrilhos, com espaço embaixo, em formato caracol, reta ou a famosa escada Santos Dumont – todas são ótimas oportunidades para usar e abusar da criatividade, com muito charme, requinte e inovação, seja produzindo uma obra de arte arquitetônica dentro de casa, seja aproveitando o espaço inferior como o toque especial da decoração do ambiente.

Modelos de Escada Tradicionais

Escada Reta

Dentre os modelos de escada, a reta realiza o objetivo funcional de qualquer escada da forma mais direta: unir um piso ao outro. Como alternativa, quando o espaço entre os dois pontos é grande, faz-se um plano de descanso intermediário para o usuário. Podem ser construídas de forma tradicional (com pisadas e espelhos) ou suspensa (apenas com pisadas, dando a impressão de os degraus estarem flutuando, fixados à parede ou coluna).

Escada Caracol

Muito famosa entre os modelos de escada, a caracol se destaca pela economia de espaço proporcionada, percorrendo um eixo de 360 graus. É um tipo orgânico de escada, que fornece um toque despojado e movimento ao ambientes. Modelo perfeito para um sobrado.

Como uma variação, a escada semi-caracol mistura as formas da escada reta com uma escada caracol. Ocupa pouco espaço, com leveza e design, sem exigir reformas estruturais. Deve-se atentar para o vão de 10 cm entre a parede e o corrimão, a fim de dar espaços para segurá-lo.

Escada Circular

Muitas vezes confundida com modelos de escada caracol, a circular se destaca como uma escada curva sem eixo vertical. É como se fosse uma escultura flutuante, e, por isso, é indicada para lugares amplos, que permitam apreciar a beleza do conjunto à distância (casas de alto padrão, lobbys de hotéis, recepção de empresas).

Escada Santos Dumont

Um dos modelos de escada para quem dispõe de pouco espaço. A Santos Dumont é uma escada reta que alterna os degraus, ora presos à esquerda, ora à direita, facilitando a ergonomia.

Escada de Acesso ao Sótão

A escada suspensa para sótão é um dos modelos de escada para circulação restrita, como um mezanino pequeno. É uma escada articulável, suspensa em um pequeno quadro embutido na laje. Via sistema de molas, o usuário baixa o conjunto até o piso inferior, e pode retornar à posição inicial quando não está em uso.

Decorando o Vão da Escada

Taí um espaço pra você abusar da criatividade. É um vão que não precisa ficar em vão: você pode transformá-lo em adega, prateleira, canto de estudos, biblioteca, independente dos modelos de escada.

Quanto aos materiais, o mármore e o porcelanato são hoje muito utilizados para revestir vários modelos de escada, nas cores mais diversas. A madeira também é uma opção quando se deseja modelos de escada com degraus de formatos orgânicos e não tradicionais. E como alternativa, os ladrilhos hidráulicos oferecem um toque moderno e criativo.

E mais: estes são apenas modelos de escada que já existem por aí. Que tal você se aventurar e bolar o seu próprio modelo de escada? Seja versátil, misture os materiais, as formas. Que tal acoplar um escorregador para a criançada – ou mesmo para os adultos? Mãos à obra!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Nossa casa é o refúgio onde voltamos após um longo dia de atividades para repousarmos. É também o lugar onde recebemos nossos familiares e amigos para compartilhar momentos especiais e únicos. Por isso, a decoração de casa deve expressar a personalidade daqueles que a habitam até mesmo nos pequenos detalhes, além de visar também o conforto e o bem-estar.

Apesar de prazeroso, decorar alguns ambientes da casa pode ser um desafio. A escada, por exemplo, é um espaço, muitas vezes, esquecido na composição do lar. Porém, as possibilidades para decorá-la, seja ela fixa ou avulsa, são muitas. Em escadas fixas, você pode investir em desenhos e padronagens para os degraus que se harmonizem com a decoração do cômodo. Os corrimões podem ainda ser elementos de destaque na sua escada. Seja de madeira ou de ferro, o corrimão pode ser ornamentado em desenhos, vazados ou conter detalhes como flores.

As escadas avulsas hoje em dia podem servir de apoio para vasos de plantas dentro e fora de casa, além de formar peças inusitadas, como estantes e criados-mudos. É possível ainda personalizá-la com cores diferentes para combiná-la com o décor do espaço ou então dar destaque ao ambiente.

O Westwing traz o melhor do universo de casa e decoração para o seu lar. Além de uma seleção de objetos para te ajudar a compor sua escada como, adesivos, azulejos diferentes, vasos, objetos decorativos e entre outros produtos, também realizamos uma seleção de guias para te ajudar a compor cada cantinho da sua casa de forma única e personalizada.
Basta se cadastrar no site que você irá receber nossas campanhas diárias com produtos exclusivos selecionados para deixar seu lar mais bonito e funcional. Acesse, compre se forma segura e recebe seu produto Westwing direto na sua casa!

Próximas campanhas