Mini Estufa para Plantas

Mini Estufa para Plantas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMini Estufa para Plantas

As plantas ajudam a deixar a nossa vida mais alegre, mais cheia de vida e nos coloca em contato direto com a natureza. Ter plantas em casa faz muito bem, tanto para compor uma bela decoração no ambiente, como para o bem-estar. Quem possui um jardim em casa, gosta de cuidar deste espaço especial com todo o carinho para manter suas plantinhas bonitas e saudáveis. Para isso, que tal investir em uma mini estufa para plantas?

A estufa é uma estrutura que tem como objetivo absorver o calor que vem do sol e mantê-lo condicionado em seu interior. A estufa de plantas, além de proteger a planta contra possíveis ameaças externas, mantém a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiação solar. É uma excelente opção para conservação das plantas. Quer saber como fazer a uma mini estufa para plantas? Acompanhe com o Westwing e saiba mais!

Como Funciona a Mini Estufa para Plantas?

A mini estufa para plantas, assim como a estufa comum, é construída por materiais transparentes que permitem a passagem de praticamente toda a radiação solar. Esta radiação aquece o solo da estufa e, como todo corpo aquecido emite radiação infravermelha, a radiação infravermelha aquece o ar das camadas inferiores da estufa, formando correntes de convecção (massas de ar quente sobem e massas de ar frio descem) que vão levar o ar quente para as camadas superiores da mini estufa para plantas – sendo que este ar é impedido de se propagar para o ambiente externo. A radiação infravermelha também é impedida de se propagar para o ambiente externo pelas paredes da mini estufa para plantas.

Como Fazer uma Mini Estufa para Plantas

Você pode usar uma garrafa de plástico de 1 litro para fazer uma mini estufa para plantas. Ela é ideal para usar em uma planta pequena como orquídea, uma samambaia pequena ou um cacto. Você pode usar garrafas de tamanhos diferentes para fazer a sua mini estufa para plantas:

  • Corte cuidadosamente a parte de cima da garrafa mais estreita, pouco acima da metade. Use cola quente para colar a abertura da garrafa dentro da parte inferior da garrafa. Isso fará uma base em forma de vaso para sua mini estufa para plantas. Nivele as pontas para que fique reta em uma mesa.
  • Depois, faça a parte de cima da mini estufa para plantas cortando a parte de cima da garrafa mais larga, um centímetro abaixo da curva que vai para o gargalo. A parte de cima se torna uma tampa para a outra, que você transformou numa base para a sua mini estufa para plantas.

Garrafas grandes: essa técnica pode ser usada com garrafas maiores da mesma forma. No entanto, a garrafa precisa ser transparente e em forma de cilindro. Dependendo da garrafa, ela pode acomodar até três plantas do mesmo tipo que seria usada com as garrafas menores.

Você também pode usar esta garrafa para criar uma base com drenagem, furando o fundo e fazendo cortes verticais na parte inferior da tampa. Não encha a parte inferior de terra, deixe um espaço de cerca de 2,5cm. Isso impedirá que caia terra quando a estufa for aberta.

Próximas campanhas