Miniatura da Estátua da Liberdade

Miniatura da Estátua da Liberdade

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMiniatura da Estátua da Liberdade

A estátua da Liberdade – na verdade seu nome oficial é A Liberdade iluminando o mundo – é um monumento que foi inaugurado em 28 de outubro de 1886 e foi construído na Ilha da Liberdade, na entrada do Porto de Nova Iorque. Ela comemora o centenário da assinatura da declaração de independência dos Estados Unidos em um gesto de amizade da França para a terra do Tio Sam. Hoje, é referência da cidade de Nova Iorque.

A estátua da Liberdade foi projetada e construída pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi e para a construção da sua estrutura metálica interna, Bartholdi teve a ajuda do do engenheiro francês Gustave Eiffel, sim é isso mesmo o que você está pensando, ele foi o engenheiro responsável pela construção da Torre Eiffel. Como total símbolo da cidade de Nova York, uma maneira de trazer uma lembrança da cidade é com uma miniatura da estátua da liberdade.

Como surgiu a estátua da liberdade?

A estátua foi um presente dado por Napoleão III como forma de premiar os Estados Unidos após uma vitória em uma batalha contra a Inglaterra. O historiador francês Edouard de Laboulayefoi quem deu a ideia do presente e os franceses arrecadaram o fundo necessário para que a equipe do escultor Frédéric começasse a trabalhar na construção da imponente estátua.
Frédéric era maçom e incorporou símbolos de maçonaria no projeto da estátua, com a tocha, o livro na mão esquerda e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, assim como a inspiração ligada à deusa Sophia, que compõem o monumento.

A estátua foi montada na França e ficou pronta em 1884. Foi desmontada e levada para os Estados Unidos em vários navios, para ser montada já no lugar onde ficaria em definitivo. A construção do pedestal que serve de base para a estátua, era de responsabilidade dos americanos.

Miniatura da estátua da liberdade

Após a inauguração, a estátua da liberdade se tornou um ícone da cidade tanto de Nova Iorque como dos Estados Unidos, sendo considerada um símbolo nacional.
A imagem da estátua e adotada como miniatura da estátua da liberdade e pode ser encontrada em logotipos de empresas, companhias de cinema, curso de idiomas e agências de turismo. É usada também como símbolo oficial do estado de Nova Iorque e, inclusive, uma das versões de placas de carros licenciados por lá tem a imagem da miniatura da estátua da liberdade como plano de fundo.

Há algumas réplicas espalhadas pelo mundo que podemos chamar de miniatura de estátua da liberdade porque são bem menores que a original. Há 3 em Paris, na França, e no Brasil tem mais três, sendo uma em Alagoas, outra no Rio de Janeiro e a última em Santa Catarina, assim como também é possível encontrar uma réplica em miniatura da estátua da liberdade em Leicester, na Inglaterra e Misawa, no Japão.
A identidade dos norte-americanos com a estátua é tão grande que a população lá a chamam carinhosamente de Miss Liberty, Senhorita Liberdade em tradução livre.

Tirando esse tipo de miniatura da estátua da liberdade, há outras formas ainda mais diminutas, que são uma maneira de representar um símbolo tão especial da cidade de Nova Iorque com algo tão marcante.
Obviamente que, se você for a Nova Iorque encontrará inúmeras lembranças como uma miniatura da estátua da liberdade para trazer um pouquinho da cidade pra sua casa. Se você deseja ter uma miniatura da estátua da liberdade com você, é fácil encontrar este tipo de peça no Brasil, caso não vá a cidade tão cedo. A miniatura da estátua da liberdade é símbolo de orgulho para os americanos.

Além disso, decorar a casa com itens como a miniatura da estátua da liberdade é uma forma de mostrar a todos os lugares por onde você já passou. Confira mais dicas sobre decoração com o WESTWING!

Próximas campanhas