Micro-ondas

Micro-ondas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMicro-ondas

O micro-ondas é um item extremamente prático e um dos melhores amigos de quem gosta de cozinhar com facilidade. Em poucos minutos o produto esquenta os alimentos e ingredientes necessários para o preparo das mais variadas receitas. Com um micro-ondas em casa evitamos sujeiras desnecessárias de louças, descongelamos alimentos mais facilmente e até mesmo conseguimos otimizar melhor nosso tempo.

Em 1947, o micro-ondas foi inventado pelo engenheiro americano Percy Spencer. Com uma altura de quase 1,80 m e um peso de mais de 340 kg, o primeiro aparelho era enorme. Somente em meados dos anos 1960 é que eles se tornaram do jeito que os conhecemos hoje e passaram a ser vendidos a preços acessíveis. Conheça no Westwing dicas e informações para escolher o modelo de micro-ondas ideal para sua casa e surpreenda-se com as diferentes funcionalidades desse item. Confira e inspire-se!

Como Funciona um Micro-ondas?

Um forno que aquece o alimento com ondas eletromagnéticas é chamado de micro-ondas ou micro. A radiação gerada está na faixa de frequência entre as ondas infravermelhas e as de rádio. O micro-ondas gera calor de forma indireta, ao permitir que as moléculas de água na câmara de cozimento entrem em rotação. As moléculas entram em atrito, criando energia e, assim, o calor.

Células biológicas consistem principalmente de água que são, portanto, aquecidas pelo micro-ondas. Uma vez que a radiação pode ser perigosa para os seres humanos, o micro-ondas deve ser protegido do metal.

Cozinhar com Micro-ondas

Se quiser aquecer rapidamente algo para comer, o micro-ondas é ideal. Não há nada pior do que esperar a panela ou a frigideira esquentarem para depois poder aquecer a comida. Com o micro-ondas, pode-se colocar diretamente a comida que se deseja, esperar uns poucos minutos e ela já estará pronta, podendo ser comida no mesmo recipiente em que foi preparada.

Micro-ondas

O micro-ondas não aquece uniformemente: dependendo da consistência, forma, peso, teor de água e da temperatura do alimento a ser aquecido, os raios agem de maneira diferente. A razão é que a energia resultada do atrito das moléculas de água atua de maneira muito diferente na câmara de cozimento. A solução contra este fenômeno é uma plataforma giratória. Devido ao prato rotativo, a energia de micro-ondas é distribuída uniformemente por toda a comida em seu interior.

Programas automáticos do micro-ondas, como o descongelamento, fazem seu uso ser mais fácil e podemos fazer outras coisas enquanto a comida é aquecida.

Dicas de Aquecimento

A forma mais eficaz de aquecer os alimentos no micro-ondas é quando existe água em composição. Para alimentos congelados, as moléculas de água são muito próximas umas das outras, devido à sua estrutura cristalina, portanto levam mais tempo para serem aquecidas. Uma vez que as moléculas de água estão mais separadas, ou seja, mais líquidas, a comida será descongelada mais rapidamente. Se esquentar um produto congelado com algum líquido, como por exemplo o azeite, quando ele estiver quente, irá descongelar o resto da comida. Assim, as micro-ondas podem se desenvolver adequadamente. Uma dica: lave sempre o alimento congelado com água antes de colocá-lo no micro-ondas, pois assim ele estará pronto em menos tempo!

Ao cozinhar, deve-se usar sempre utensílios adequados. Alguns recipientes de plástico não são aptos para o micro-ondas e podem derreter com o calor dos alimentos. Utensílios de metais também não são uma boa ideia, pois podem causar uma descarga elétrica. Evite usar o papel alumínio dentro do micro-ondas pois ele retarda o aquecimento dos alimentos, uma vez que as micro-ondas são refletidas pelo alumínio.

Micro-ondas com Grill

Às vezes, o micro-ondas pode fazer algo a mais do que somente aquecer os alimentos. Algumas marcas como Bosch, Panasonic, Electrolux e outros fabricantes incorporam a função grill, que permite obter um maior benefício do micro-ondas. Os micro-ondas com esta função são capazes de gerar muito calor e muitas vezes cumprem as mesmas funções do que os fornos.

Micro-ondas e Saúde

Ainda que cozinhar com um micro-ondas pareça prático e ideal, existem controvérsias em relação ao seu uso. Os raios destroem antioxidantes e vitaminas que são super importantes para a alimentação humana. Além disso, as ondas irradiadas com o micro-ondas podem afetar adversamente os níveis sanguíneos do ser humano. Dessa forma, é recomendável o uso do micro-ondas para cozinhar de verdade ao invés de apenas aquecer a comida.

Por fim, antes de comprar o seu micro, compare preços e funções em lojas online e físicas. Existem aparelhos com capacidade em litros diferenciada (20 l, 30 l, etc), além de cores e materiais variados, como o branco e o inox. Ao pesquisar com cuidado, você certamente encontrará a opção que mais se adéqua às suas necessidades e à decoração da sua cozinha.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas