Michael Thonet

Michael Thonet

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMichael Thonet

Se você tem mais de 30 anos, é provável que já tenha visto uma peça de Michael Thonet na casa dos avós ou em antigos estabelecimentos. Além de criar uma das cadeiras mais icônicas e mais usadas do mundo, o carpinteiro alemão, Michael Thonet (1796-1871), revolucionou a indústria de móveis ao inventar a técnica de envergar madeira. Responsável pela cadeira mais fabricada e vendida do mundo, Michael Thonet revolucionou a indústria com suas técnicas e designs.

Confira nesta página do Westwing mais sobre a história de Michael Thonet, o carpinteiro alemão que revolucionou a indústria mundial até a atualidade, além de criar uma das cadeiras mais icônicas do mundo. Descubra mais sobre sua história e sua renomada cadeira Thonet e como combiná-la em diversos estilos, para decorar a sua casa como todo o charme que a Thonet é capaz de criar. Inspire-se!

Sobre Michael Thonet

Entrando para a história do mobiliário com inúmeras conquistas, Michael Thonet soma em seu currículo a invenção da técnica de envergar madeira, além de criar a cadeira mais fabricada e vendida do mundo até hoje, com seu novo conceito de “cadeira desmontável”. Michael Thonet também ficou marcado pelo seu estofamento, que geralmente era de palha trançada. Podendo ser considerado um visionário, Michael Thonet viu além de seu tempo a praticidade que poderia ter uma cadeira. O design de Michael Thonet, retratado em sua cadeira icônica de nome homônimo, mas também conhecida como 214, é simples, funcional e atemporal, tornando seus objetos peças desejo na época e, como no caso da cadeira Thonet, até a atualidade. Hoje em dia quem continua seu legado é a quinta geração de sua família que continua produzindo móveis assinados por Michael Thonet.

Nova técnica

Aprimorando sua técnica de envergar madeira com vapor, Michael Thonet conseguiu aplicar seu método na fabricação em série no início do século XIX. Em poucos anos sua técnica ganhou admiradores e adeptos em todo o mundo, sendo essencial para a produção das cadeiras da época, até hoje em dia. Inclusive, a icônica cadeira Windsor recebeu nova versão com esse novo método, saindo da “comb-back”, com encosto terminando em uma madeira reta, seguindo para a “bow-back”, com uma madeira arqueada terminando o encosto da cadeira. Michael Thonet, fazendo jus a sua descoberta, que revolucionou a indústria, criou a cadeira mais fabricada do mundo, até hoje, com 60 milhões de exemplares, tirando as cópias.

Cadeira Thonet

Por ter um formato simples, que se junta em apenas seis peças, a cadeira Thonet foi outra revolução da indústria de seu criador, Michael Thonet. As peças eram simples e feitas separadamente, para depois serem montadas em larga escala nas fábricas ou até mesmo por seus compradores. De visual simples, a cadeira Thonet é originalmente feita em madeira e com acento de palha trançada. Por ser tão icônica, a cadeira criada por Michael Thonet não podia deixar de ganhar novas versões entre mudanças no encosto e assento, mas a principal é a mudança de coloração. Para decorar com o estilo de sua casa, aposte no visual original da cadeira Thonet, variando sua tonalidade conforme o estilo escolhido. Para um ambiente moderno e contemporâneo, aposte em tonalidades fortes e vibrantes, como amarelo e vermelho. Para combinar no estilo cottage e shabby chic, opte pela peça pintada em branco. Já para um visual rústico, clássico ou folk, você pode preferir a versão original, em madeira mesmo.

Próximas campanhas