Mesa Vitoriana

Mesa Vitoriana

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMesa Vitoriana

O estilo vitoriano surgiu na Inglaterra, em meados do século XIX, e é assim conhecido por ter sido vigente durante o longo reinado da Rainha Vitoria. Com forte presença de ornamentos, contas, curvas, enfeites e muito dourado, móveis como a mesa vitoriana representam uma época de ascensão, luxo e elegância. Cores fortes, ouro e detalhes trabalhados manualmente complementam ambientes nesse estilo.

Exuberância é palavra-chave para descrever a mesa vitoriana e chovem motivos para quem é fã do estilo para investir nesse móvel. Com muitas releituras disponíveis no mercado, a mesa vitoriana é o tipo de mobília que chama a atenção e merece destaque onde é colocada. Saiba tudo sobre as mesas que representam esse período e aprenda como usá-las na decoração de salas e áreas gourmet com as dicas exclusivas do Westwing. Confira!

 

Mesa Vitoriana: Jantar de Rainha

Que tal investir em uma mesa vitoriana e substituir a mesa de jantar simples por um móvel que inspira riqueza? Para isso, vale investir em uma réplica ou releitura da mesa. Isso porque os móveis vitorianos originais deixaram de ser produzidos na década de 1920 e, por isso, são praticamente impossíveis de serem encontrados no Brasil. No entanto, muitas marcas disponibilizam releituras de mesas vitorianas dignas do palácio da Rainha Vitoria.

A mesa vitoriana típica é feita em madeira e possui pés com curvas sinuosas, que diferiam bastante dos móveis quadrados feitos na época. Como foi elaborada em uma época em que não existia energia elétrica, a mesa vitoriana recebe, normalmente, detalhes dourados sobre a madeira, á que o efeito metálico, além de transmitir luxo, refletia a luz natural por meio de um brilho característico.

Além de delicadas curvas, é comum que réplicas de mesa vitoriana apresentem detalhes trabalhados manualmente e desenhos artesanalmente talhados em forma de flores ou arabescos. A riqueza de detalhes é típica do estilo e, portanto, quanto mais minúcias e preciosidades existirem nela, mais fiel ao seu estilo ela será.

Como Combinar a Mesa Vitoriana 

Por ser um móvel que carrega consigo um forte apelo histórico e visual, a mesa vitoriana exige planejamento na decoração antes de ser instalada. Ela combina com estilos mais clássicos de decorar, com doses de requinte e muitos adornos. Para ambientar a mesa vitoriana, vale brincar com a ideia do palácio da Rainha e transformar a sala de jantar com alguns elementos típicos da decoração dessa época além da afamada mesa.

Um lustre cristal, centralizado no topo, forma uma dupla perfeita com a mesa vitoriana. Além disso, espelhos com molduras dourada, papéis de parede floridos e um piso com cor clara são bastante simbólicos desse estilo. Vale conquistar o efeito pendurando pinturas clássicas ou ainda brincar com contrastes e mesclar a mesa vitoriana com elementos mais modernos, como pôsteres emoldurados, por exemplo.

Nas janelas de sua sala de jantar, a dica é adicionar cortinas de seda, que deixam a luminosidade passar e mantém o caráter sofisticado do espaço. Rendas e guardanapos de pano são bem vindos na decoração de mesa. Inspire-se com as dicas do Westwing e transforme seu cantinho em um recanto palacial com a mesa vitoriana!

 

Próximas campanhas