Mesa Rústica

Mesa Rústica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMesa Rústica

Que o charme e a beleza estão nos detalhes os designers e apaixonados por decoração já sabem. Porém, mesmo que esse princípio seja diariamente aplicado na transformação dos ambientes, ele nunca sairá de moda. O estilo rústico é uma prova, essencialmente delicado e com traços de campo, qualidade possível pela neutralidade da sua paleta de cores, pelos tons pastel e materiais naturais. A mesa rústica é uma peça singular e está entre os vários elementos que integram esse padrão decorativo.  

Versátil nos formatos, modelos, cores e utilidades, ela se adéqua a grande parte dos cômodos e estilos, garantindo destaque e suavidade, mesmo com seu perfil robusto. A madeira é a matéria-prima que dá vida às mesas rústicas, vindo dela o caráter bucólico dado aos espaços em que ela esteja. Acompanhe o artigo especial feito pelo Westwing, aplique as nossas inspirações e veja como uma mesa rústica pode repaginar o seu décor!

Modelos de Mesa Rústica

De reflorestamento ou de demolição, as madeiras que dão forma a uma mesa rústica podem ser de peroba rosa, carvalho, acácia, pequi, ipê, cedro, pinus ou jatobá. Seus formatos são diversificados e seguem os contornos das mesas tradicionais: quadrados, redondos ou retangulares. Quando menores, são perfeitas para o centro ou laterais de salas de estar; se grandes, podem ter gavetas e são ideais para salas de jantar, cozinhas e espaços gourmets.

As cores das mesas rústicas também variam; vão desde os tons da própria madeira – castanho, marrom, mel ou bege –, até as tonalidades de azul, verde, amarelo e vermelho, responsáveis por destacar a peça e criar um estilo original ao espaço. Elas ainda existem com o efeito pátina, que proporciona a sensação de móvel “gasto”, mas bem particular.

Outra vantagem da mesa de madeira rústica está no arranjo com os demais elementos decorativos, revestimentos e tipos de material; por exemplo, vidro e ferro. O primeiro pode compor o tampo da mesa rústica, enquanto o ferro forma seus pés.

Mesa_Rústica

A Mesa Rústica na Composição do Décor

Se você tem uma casa de campo moderna ou clássica e pensa em decorá-la com uma mesa rústica, está no caminho certo! Esse é um ambiente propício à disposição dessa peça, já que seu clima e acessórios também são rústicos e, juntos, conferem uma atmosfera provençal aconchegante. Uma mesa de jantar rústica para reunião da família e amigos na área de churrasqueira ou de lazer é outro tipo de composição delicada e primorosa.

Cenários em estilo colonial ficam completos quando decorados com uma mesa rústica de madeira de reflorestamento desenhada em arabescos, elegante e perfeita para revisitar a decoração de antigas fazendas do século XIX. Já se o estilo industrial for o seu favorito, a dica é apostar em uma mesa de madeira pequi rústica, na cor avelã, com pés de ferro e cadeiras no mesmo tom. Para festas, a mesa rústica também é uma ótima pedida; nesse caso, invista em uma toalha com estampas florais ou xadrezes e guardanapos de linho.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas