Mesa de Pebolim

Mesa de Pebolim

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMesa de Pebolim

Mais do que ser aconchegante, tem momentos que sua casa deve ser divertida. Seja criando uma sala de jogos ou um ambiente de recreação, esses espaços são úteis para aliviar o estresse e entreter os mais diferentes tipos de convidados. E que tal juntar o útil ao agradável, proporcionando tudo isso por meio de uma peça cheia de estilo que fica bem em qualquer cômodo? Então está na hora de você investir em uma mesa de pebolim para sua casa.

Conhecido oficialmente como futebol de mesa, a mesa de pebolim foi criada durante a Guerra Civil Espanhola. Quando um galego, ao ser internado, conheceu muitas crianças feridas e impossibilitadas de jogar futebol, ele se inspirou no tênis de mesa para criar a mesa de pebolim e facilitar a vida dos garotos. No Westwing você encontra as melhores dicas para deixar sua casa confortável, relaxante e pronta para receber sua família e melhores amigos. Confira tudo em nosso site!  

Estrutura da Mesa de Pebolim e seus Componentes

A mesa de pebolim é geralmente fabricada em madeira, com barras do jogo em aço, enquanto os bonecos presos à estas podem ser feitos em metal, madeira ou plástico.

A mesa de pebolim se assemelha aos modelos para jogos de sinuca, porém menor. O tamanho da mesa de pebolim pode variar, sendo que o ideal é que ela permita que os jogadores, um de cada lado, possam girar as barras de seu time tranquilamente. Sempre deve haver oito fileiras de bonecos, ou seja, oito barras, na mesa de pebolim sendo quatro para cada jogador. Usualmente a mesa se divide da seguinte maneira:

  • Barra 1: Um boneco, goleiro do time A.
  • Barra 2: Dois bonecos de defesa do time A.
  • Barra 3: Três Bonecos de ataque do time B.
  • Barra 4: Cinco bonecos de meio-campo do time A.
  • Barra 5: Cinco bonecos de meio-campo do time B.
  • Barra 6: Três Bonecos de ataque do time A.
  • Barra 7: Dois bonecos de defesa do time B.
  • Barra 8: Um boneco, goleiro do time B.

Mesa de Pebolim: o Jogo

O pebolim é um jogo muito simples e instintivo por isso pode ser jogado por qualquer tipo de pessoa, independente da idade. Nele, os jogadores usam os personagens grudados a barras metálicas da mesa de pebolim para “chutar” uma pequena bola até o gol do rival. Reflexos rápidos e uma boa técnica são essenciais para controlar as figuras da mesa de pebolim e, consequentemente, vencer o jogo.

O jogo de pebolim pode acabar assim que o vencedor atingir um número de gols pré-determinado ou quando o tempo acaba. Claro que para uma leve reunião de amigos em sua casa essas regras não precisam ser aplicadas, e os competidores podem jogar o quanto quiserem e em quantos preferirem na mesa de pebolim, como em quatro ou até seis jogadores.

Futebol de Mesa

O nome oficial do pebolim é futebol de mesa, porém, no Brasil, em cada parte do país o jogo é conhecido por um nome. “Pebolim” é a forma como ele é chamado nos estados do Sul, Centro-Oeste, São Paulo e parte de Minas Gerais, já no resto do país ele é mais comumente designado como “totó”.

Independente do nome, a mesa de pebolim vai ser uma ótima e inovadora aquisição para sua casa!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Dentro uma rotina cada vez mais corrida e cheia de atividades, é sempre muito gostoso aproveitar os momentos de descanso junto aqueles que amamos. Melhor ainda, quando essas ocasiões são acompanhadas de lazeres em uma sala de jogos. Pensando nisso, o Westwing traz opções de móveis e acessório, como a mesa de pebolim, personalizados e em diferentes estilos, selecionados especialmente para te inspirar a criar os ambientes mais bonitos!

O Westwing é o maior clube de compras exclusivo para casa e decoração do Brasil, e todos os dias lança campanhas novas com produtos exclusivos com até 70% de desconto. Escolha seu acessório Westwing preferido e o receba sem sair do conforto da sua casa!

Próximas campanhas