Meia de Natal

Meia de Natal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMeia de Natal

O Natal é uma data repleta de símbolos, magia e emoção. Por isso, vários são os ícones e lendas que representam o dia 25 de dezembro, desde figuras concretas, como os adereços, banquetes e enfeites natalinos, até alegorias imateriais, caso das músicas, rezas e rituais. Especialmente sobre as primeiras, o homem criou durante a história diversas imagens que ligam a data com a troca de presentes e uma das mais significantes é a meia de Natal.

Fofa, super característica e cheia de detalhes, a meia de Natal existe em diferentes modelos, vendidos prontos em lojas de decoração natalina ou criados com trabalhos manuais simples e personalizados. Em casa, por todos os ambientes, ou em estabelecimentos comerciais, a meia de Natal deixa os cantinhos graciosos e com um toque exclusivo, sempre de forma discreta e delicada. Por isso, o Westwing preparou um artigo dedicado a ela e suas possibilidades decorativas. Confira!

Meia de Natal: Snificados e Atributos

A meia de Natal não serve apenas para decorar com todo o seu encanto durante a época festiva. Ela também carrega consigo uma simbologia especial e alguns significados. O mais divulgado e popular está ligado com a atração de prosperidade, riqueza e boa sorte, crenças surgidas de um conto bastante antigo.

Segundo a história da meia de Natal, três garotas pobres passavam por necessidades e não tinham como arcar com seus dotes, exigidos na época quando se pretendia casar. São Nicolau (Santa Claus ou simplesmente Papai Noel) então percebeu a situação e, pela chaminé da casa, depositou moedas de ouro em cada uma das meias das meninas enquanto secavam na lareira.

Atualmente, a meia de Natal decorativa existe em modelos feitos de tecido, principalmente feltro, lã e algodão. Suas estampas normalmente são feitas com sobreposição de bonecos de Papai Noel, rena e/ou boneco de neve, pintados com tinta especial ou costurados em alto relevo e também fabricados em tecido.

Meia de Natal Personalizada

Uma das características da meia de Natal é sua versatilidade, não apenas ornamental, mas também pelo fato de permitir ser criada com métodos DIY (“faça você mesmo”, em inglês), detalhe que confere à peça um toque artesanal, rústico, original e personalizado. Um dos modelos é a meia de Natal em EVA, que precisa dos seguintes materiais:

  • Botões ou enfeites com cores ou temas natalinos
  • Cola quente
  • Enchimento de silicone
  • EVA vermelho e branco
  • Fita de cetim vermelha
  • Palito de churrasco
  • Tesoura
  1. Faça dois recortes de EVA vermelho seguindo um molde de meia de Natal de sua preferência. Cole suas bordas, deixando apenas a “boca” descolada. Preencha a meia com o enchimento, espalhando-o bem com a ajuda do palito, e aí sim cole a parte restante.
  2. As bordas da boca da meia de Natal devem ser feitas com duas tiras de EVA branco, sempre de acordo com o molde; cole-as na frente e verso do topo. Forme um arco com a fita de cetim e fixe-o atrás da meia de Natal ou entre as duas bordas brancas de EVA.
  3. O acabamento deve ser feito com a colagem dos botões/enfeites sobre a borda branca que ficará na parte da frente da meia natalina.

O Décor e as Meias de Natal

Objeto decorativo perfeito para celebrar a data, a meia de Natal figura como um adorno super charmoso para ambientes como sala de estar e jantar, quartos e hall de entrada. Para tal, a dica é dispor o enfeite no canto da lareira, em uma das paredes ou, ainda, formar uma composição com meias de Natal pequenas na porta de um ou mais cômodos. Veja que nascerá um décor encantador!

Próximas campanhas