MDP

MDP

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMDP

O MDP é um painel de madeira industrializada muito utilizado na produção de móveis. Abreviatura da expressão de língua inglesa Medium Density Particleboard, o MDP é feito a partir de partículas de madeira aglutinadas e submetidas à alta temperatura. Esse processo gera um material estável e altamente indicado para estruturas que exijam mais resistência.

Assim como o MDF, o MDP é produzido de forma sustentável, utilizando apenas árvores replantadas e econômicas. Além de beneficiar o meio ambiente, seu cultivo faz com que ele seja economicamente mais competitivo e vantajoso. Conhecido também por Painel de Partículas de Média Densidade, o MDP faz parte de uma nova geração de chapas de madeira, com características consideradas superiores e distintas se comparadas aos demais tipos de painéis fabricados. Saiba mais sobre os produtos em MDP, suas vantagens e como cuidar desses painéis multiuso com o Westwing!

VANTAGENS E APLICAÇÕES DO MDP

Por ser feito a partir de partículas de madeira compactadas, o MDP é especialmente estável e resistente. Seu processo de produção garante ainda que os painéis não sofram com a variação de temperatura ou com qualquer desgaste por atrito ou fricção.

Essa firmeza das chapas de MDP faz com que elas sejam indicadas para a produção de móveis residenciais de linhas retas e formas que não exijam baixo relevo ou acabamento arredondado. Alguns exemplos de sua utilização são para bases de móveis, gavetas e armação. Além disso, portas, tampos, prateleiras e divisórias também são feitos a partir de MDP.

A produção do MDP no Brasil tem ficado cada vez mais especializada. Além propriedades mecânicas de ponta, resinas de última geração e materiais cada vez mais selecionados têm participado desse processo. Isso quer dizer que a qualidade das peças de MDP se eleva cada vez mais, seja em relação à garantia e à confiabilidade, seja em relação a detalhes que fazem parte do cotidiano, como a resistência ao tirar um parafuso ou a absorção de umidade. Ademais, não há por que se preocupar com deformações ou emperramentos, já que o MDP é considerado superior aos demais materiais nesse sentido.

DIFERENÇA ENTRE O MDP E O MDF

Os produtos de MDP são constantemente confundidos com os de MDF. Apesar de ambos serem painéis de madeira de média densidade, você sabe o que os diferencia?

A principal diferença entre eles está no fato de o MDP ser uma chapa de partículas de madeira em camadas. Nesse processo, as camadas mais finas ficam nas superfícies e as mais grossas no miolo. Já para se fabricar o MDF, as fibras de madeira são aglutinadas. Em termos práticos, isso quer dizer que o MDF permite designs mais diferentes, como contornos e formas arredondadas, enquanto o MDP é indicado para partes horizontais e verticais de móveis no geral.

Outra diferença está na quantidade de madeira utilizada na produção de cada produto. Enquanto o MDF consome muita madeira, o MDP não consome tanta – o que faz do MDP um produto mais ecológico do que o MDF.

No mais, os dois processos de fabricação são idênticos. Além de utilizarem a mesma tecnologia, compartilham das mesmas espécies de madeira reflorestada – geralmente o pinus e o eucalipto. Juntos, os painéis de MDP e DF geram produtos muito interessantes e vantajosos. As propriedades de um podem complementar as do outro.

CUIDADOS E MANUTENÇÃO COM O MDP E O MDF

Para que seja mantida toda a qualidade dos produtos tanto de MDP quanto de MDF, separamos algumas dicas que podem ser úteis no dia a dia. Confira!

  • Evite o contato dos móveis diretamente com a luz solar;
  • Procure não dispor as peças em locais úmidos;
  • Não coloque objetos pontiagudos diretamente sobre os móveis.

Para limpeza, a recomendação é dar preferência ao pano umedecido com água e álcool. Evite escovas e produtos abrasivos no geral.

Aproveite com praticidade e estabilidade sem deixar a inspiração de lado!

Próximas campanhas