MDF

MDF

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMDF

Cada vez mais usado na confecção de móveis e objetos decorativos, o MDF é uma espécie de chapa derivada de madeira prática e funcional. Conhecido por aqui como MaDeFibra, seu nome vem da expressão inglesa Medium Density Fiberboard, ou “placa de fibra de madeira de média densidade”, em tradução livre. Independentemente de como for chamado, o MDF é um material versátil presente em estantes, prateleiras, tampos de mesa e até em armários de cozinha.

Para se fabricar o MDF, é preciso juntar fibras de madeira reflorestada de pinus ou eucalipto, formando uma superfície leve e uniforme, além de resistente e maciça. Como é feito a partir de reflorestamento, atua na manutenção do ecossistema, trazendo não só vantagens socioeconômicas como também sustentabilidade dos recursos florestais. Saiba mais sobre o MDF e conheça as mais diferentes maneiras de usá-lo em casa com o Westwing!

Vantagens e Variedades do MDF

O MDF é uma superfície estável, e isso faz com que seu corte possa ser realizado em formas diferentes e criativas.

Geralmente fabricado em folhas que variam de 3 mm a 60 mm, o MDF é feito com três variações de acabamentos. Para facilitar na hora de escolher sua placa ideal, resumimos as características delas aqui:

Chapas cruas: são vendidas em forma de painel de madeira, sem revestimento. Podem ter sido apenas envernizadas ou serem bases para pinturas, o que vai de acordo com a criatividade do profissional. São ideais para molduras e mobiliário.
Chapas revestidas: são cobertas com um laminado em uma ou duas faces. Considerado um material pré-acabado, pode ser encontrado com variadas texturas, normalmente em branco ou marrom.
• O último tipo é chamado de BP, que se trata de MDF resistente à umidade.
Além disso, existem tipos de MDF que variam de acordo com a utilização. Por exemplo, foram desenvolvidas chapas mais flexíveis, chapas que resistem ao fogo e a choques e também as que contam com proteção antibacteriana.

Aplicações

As placas de MDF são geralmente utilizadas na indústria de móveis, principalmente os de montagem. Então, o material pode estar presente em gavetas, detalhes de mobília, baús, escrivaninhas, racks, prateleiras, estantes e tampos de mesa. Também é um material usado na construção civil, destinado à confecção de portas, batentes, divisórias e balaústres.
Na decoração, pode ser imensamente aproveitado. Por ser vendido tanto em folhas como diretamente nas peças, o MDF pode ser transformado e colorido em casa, virando uma peça decorativa com cara própria. São criados quadros para parede, caixinhas artesanais, porta-talheres e guardanapos, banquinhos, brinquedos, vasos, enfeites e miniaturas. Enfim, as possibilidades são infinitas! Basta ter em mãos os materiais certos e soltar a imaginação!

Faça Você Mesmo: Decoupage em MDF

Agora que sabemos tudo sobre esse material tão versátil, vamos aprender a fazer decoupagem em uma caixinha de MDF? A técnica consiste basicamente em colar papeis e mimos na superfície do objeto, transformando-o em uma peça bela e ainda mais útil. Os materiais são facilmente encontrados em papelarias e lojas de artesanato.

Você vai precisar de:

• 1 caixa de MDF do tamanho desejado
• Papel para decoupage /folhas de jornal/papel-cartão/selos – use o papel e as cores que desejar!
• Verniz
• Cola para decoupage (mod podge)
• Pincel
• Tesoura
• Lixa

Como fazer:

  1. Lixe a caixinha até que não haja resíduos;
  2. Recorte todos os pedaços de papeis que deseja utilizar;
  3. Passe o mod podge (cola comum misturada com água) na superfície da caixinha e vá colando cada pedaço de papel com cuidado;
  4. Quando tudo estiver devidamente grudado, deixe secar completamente;
  5. Com o pincel, passe uma camada de verniz;
  6. Assim que o verniz estiver seco, lixe novamente para remover imperfeições.

Se desejar, repita os processos. Isso vai fazer com que as camadas fiquem mais marcantes. Você pode ainda usar tinta acrílica para pintar ou desenhar no MDF. A caixinha vai virar um porta-joias ou um porta-objetos no geral.
Crie, recrie e aproveite com inspiração!

Próximas campanhas