Matrioska

Matrioska

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMatrioska

Ela é estilosa, colorida e vem em muitos tamanhos. A bonequinha russa, mais conhecida como matrioska, é um charme só na decoração! Fabricada em forma de “escadinha”, da maior boneca até chegar à menor, a matrioska combina perfeitamente com os espaços da casa e pode ajudar a decorar uma sala, sala de jantar ou um quarto. Se sua intenção for trabalhar com uma proposta vintage, uma matrioska resgatará tendências de décadas passadas, dando ao ambiente um toque nostálgico.  

A matrioska pode ser colocada em mesas de centro, estantes, prateleiras, aparadores e criados-mudos, por exemplo. Se você preferir utilizar algo que apenas remeta à matrioska, experimente um quadro, um adesivo ou desenhos da boneca, que também dão um ar muito gostoso ao ambiente! Peças de decoração com estampas de matrioska também valem. O importante é abusar da beleza e graça dessas bonequinhas!

A origem do nome matrioska

Conta-se que, no final do século XIX, um dos nomes mais comuns das meninas russas era “Matriona”. Por isso, buscando adaptar essa boneca à cultura e aos costumes da Rússia, seu nome foi alterado para “Matrioshka”. Sergei Maliutin, um pintor artesanal de Abramtsevo, viu uma série de bonecos de madeira representando os Shichi-fuku-jin, os Sete Deuses da Fortuna, encaixados da mesma forma que a matrioska e, por isso, inventou as bonequinhas conhecidas atualmente.

A matrioska na decoração

As matrioskas ficam lindas na decoração de qualquer ambiente. Disponíveis em diversos tamanhos e cores, vão bem com um estilo romântico, por exemplo, onde podem aparecer em almofadas, edredons ou em quadros. Um ambiente com móveis brancos ganha colorido com a chegada da matrioska, que pode ser de madeira, porcelana ou até de pano. Utensílios de cozinha com estampas de matrioska são facilmente encontrados.

Características da matrioska

Geralmente, é possível se encaixar de seis a sete matrioskas. Sua forma é simples, um pouco cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior. A matrioska não tem mãos (exceto as pintadas em sua superfície). Encarnam figuras femininas vestidas com trajes tradicionais campesinos, personagens de contos de fadas ou até antigos líderes da União Soviética.

Quarto de bebê decorado com matrioska

A matrioska pode servir de tema para festas infantis, chás de bebê ou na decoração do quartinho dos pequenos. Charmosas e simpáticas, elas ficam ótimas como enfeites dispostos em prateleiras, em almofadas, lençóis, adesivos de parede, móbiles ou tapetes. Com certeza, o quarto do bebê vai ganhar muita beleza e charme com essas bonequinhas símbolos de fertilidade, já que as pequenas saem das maiores, simbolizando o ato de uma mãe dar à luz uma filha, que dá à luz outra e assim sucessivamente.

Fazendo sua própria matrioska

Você pode confeccionar uma matrioska de pano para decorar sua casa ou presentear alguém. E o processo de confecção da bonequinha é super fácil, basta ter uma máquina de costura, retalhos de tecidos variados, tesoura, linha de costura, linhas de bordados para fazer olhos e boca, agulha de mão, cola quente, manta acrílica e blush para as bochechas.

Primeiramente, escolha um molde da boneca na internet. Depois, transfira as partes da matrioska para os tecidos que você escolheu. Monte a carinha, cole o cabelo e faça detalhes no rostinho, como o blush nas bochechas. Depois, faça a parte da frente da boneca e posicione o lado direito do tecido sobre o lado direito da parte de trás. Costure, mas deixe uma abertura na parte de baixo. Encha a boneca com manta acrílica e feche a abertura com pontos a mão, colando, na sequência, um círculo na base da boneca para que ela fique em pé. Uma gracinha essa boneca!

 

 

 

 

 

Próximas campanhas