Máscaras Africanas

Máscaras Africanas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMáscaras Africanas

Objetos fortes, cheios de simbologia e com significados específicos. As máscaras africanas representam toda a pluralidade de um continente conhecido pelas diversidades do seu povo, respeito à natureza e rituais religiosos. A África, continente fortemente ligado ao Brasil, pode inspirar uma decoração de personalidade e as máscaras africanas não podem faltar nessa hora.

Elas não têm traços homogêneos e geralmente são feitas em madeira, já que, para os africanos, a árvore é guardiã de poderes mágicos. As máscaras africanas deixam um ambiente mais rústico e, ao mesmo tempo, acolhedor. Cada região da África tem seu estilo artístico e materiais diferenciados. As mais antigas máscaras africanas foram encontradas no norte da Nigéria, em uma mina nos arredores de Jos, e, a partir daí, essa peça se popularizou pelo mundo, tanto por seu significado cultural e religioso quanto por sua beleza. Inspire-se com as dicas do Westwing sobre máscaras decorativas!

Significado das Máscaras Africanas

As principais funções de uma máscara são para disfarce, símbolo de  identificação, transfiguração, representação de  espíritos da natureza, deuses, antepassados, rosto de animais, participação em rituais e interação com dança ou movimento. Na África encontram-se várias sociedades e cada uma possui traços específicos e particulares. O que é comum em todas as máscaras africanas é o teor mágico religioso, o que as tornam especiais e muito representativas.

Máscaras_Africanas

Aplicação das Máscaras Africanas na Decoração

Além da madeira, as máscaras africanas podem ser feitas de pedra, marfim, ouro, cobre e bronze e, por isso, é muito fácil adaptar essas peças ao estilo da sua casa. As estampas tribais estão em alta no mundo fashion e vão bem com tons naturais e mais sóbrios. Referências aos animais e inspirações artesanais complementam a decoração com máscaras africanas. Se você tem medo de exagerar ao compor um ambiente com estampas étnicas, aqui vão algumas dicas:

  • Preste atenção ao excesso de estampas. Equilibre padronagens marcantes com itens lisos e tons mais suaves
  • Não há limites para o número de máscaras africanas que você pode pendurar na parede. O ideal é que elas sejam de locais diferentes para exibir toda a versatilidade das peças
  • Uma opção é reservar um cantinho ou parede para criar um painel de máscaras africanas. Você pode compor esse ambiente com esculturas, lembranças de viagem e tudo o que remeter à África

Cores que Combinam com as Máscaras Africanas

A paleta de cores utilizada em itens africanos remete aos tons terrosos e é fundamental para criar um ambiente inspirado no tema “savana”. Por isso, na hora de compor um ambiente com máscaras africanas opte pelos tons de creme, marrom e verde, que lembram a terra e a natureza. Os materiais também são muito importantes: madeira, argila, couro, vime e materiais nativos não podem faltar na decoração com máscaras africanas, pois dão uma sensação de ambiente rústico.

Máscaras Africanas Decorativas Coloridas

Fora os tons tradicionais usados em máscaras africanas há ainda as versões decorativas coloridas. Repletas de tons fortes, como vermelho, azul e amarelo, as máscaras africanas decorativas coloridas são excelentes para reforçar o toque cultural no lar. Elas podem ser expostas na parede, deixadas sobre algum móvel como pontos de destaque ou colocadas em prateleiras do décor.

Escolher uma parede específica da casa, como a de maior visualização na sala de estar, é uma boa forma de dar destaque para as máscaras africanas coloridas na decoração. O hall de entrada do lar, ou um corredor da casa também podem receber esses exemplares da cultura africana. Para quem conta com um escritório em casa e quer dar um toque de criatividade a sua decoração, distribuir algumas unidades de máscaras africanas coloridas por lá é uma boa maneira de compor.

Para quem pensa em montar uma decoração africana no lar, além das máscaras, pode-se investir em adornos, móveis e outros acessórios moldados em materiais naturais e que apresentem tons terrosos. Itens em vime, fabricados em rattan ou palha são alguns exemplos que podem fazer a diferença no lar. Essa mistura de artigos com as máscaras africanas ajudará a compor espaços com beleza, personalidade e estilo.

Função do Escultor de Máscaras Africanas

Sabia que não é qualquer pessoa que pode esculpir máscaras em uma sociedade africana? O artista que faz máscaras africanas é visto como alguém que permite que a coletividade fale através de suas mãos e, por isso, deve pertencer a uma família ou casta de artistas. O escultor africano deve ficar incógnito e passar por um processo de abstinência e purificação antes de iniciar a escultura, já que confeccionar uma máscara africana é visto como um ato sagrado. Em alguns reinados, o artista torna-se um instrumento de ostentação do rei e, por isso, faz obras para mostrar como aquele rei é rico e poderoso.

Gostou das nossas dicas de como aplicar máscaras africanas na decoração? Aqui no Westwing você sempre encontra ideias, soluções e informações perfeitas para te guiar na composição do lar. Trabalhamos diariamente com o propósito de tornar ambientes mais completos, perfeitos para proporcionar bem-estar e transmitir harmonia a quem os frequenta.

 

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas