Máscara de Madeira

Máscara de Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMáscara de Madeira

Ao longo da história, as máscaras foram usadas com os fins mais variados, de acordo com a cultura e a religiosidade do povo. Geralmente permitiam o acesso a universos regidos pela imaginação ou dimensões espirituais invisíveis. Os contadores de histórias usavam máscaras para dar mais vida às suas narrativas, enquanto muitos eventos próprios da natureza, mas que não tinham explicação, eram compreendidos através do uso das máscaras como forma de criar ilusão e dissimulação.

A máscara de madeira tem uma história em torno dela bem interessante, sua origem está relacionada a África e envolve o âmbito místico e espiritual da cultura africana e claro, depois disso acabou sendo disseminada em outras culturas e países e passou a ser um grande objeto de decoração. Quer saber um pouco mais sobre a máscara de madeira? Acompanhe tudo o que o Westwing preparou para você e inspire-se com a gente!

História das Máscaras

As máscaras sempre foram as protagonistas indiscutíveis da arte africana. A crença de que possuíam determinadas virtudes mágicas transformou-as no centro das pesquisas. O fato é que, para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade: na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos. Serviam também para identificar os membros de certas sociedades secretas.

Em geral, o material mais utilizado foi a madeira verde, mas também existam peças de marfim, bronze e terracota. Antes de começar a entalhar, o artesão realizava uma série de rituais no bosque, onde normalmente desenvolvia o trabalho, longe da aldeia e usando ele próprio uma máscara no rosto. A máscara era criada com total liberdade, dispensando esboço e cumprindo sua função. A madeira era modelada com uma faca afiada. As peças iam do mais puro figurativismo até a abstração completa.

Máscara de Madeira Estilo Oriental

A máscara de madeira teve o início de sua história na África e aos poucos foi ganhando espaço no mundo todo, hoje é uma bela peça de decoração e muito bonita para ser colocada na parede. Um dos modelos mais usados de máscara de madeira, são aquelas no estilo oriental. Esta máscara de madeira possui traços bem fortes do estilo oriental como os olhos puxados, adornos na cabeça, bigodes chineses, dragão chinês, entre tantas outras representatividades deste tipo de cultura.

Como é uma peça que chama a atenção pela beleza e detalhes de entalhe, a máscara de madeira fica perfeita para ser pendurada na parede da sala, deixando-a em destaque na decoração da casa.

Traduzindo para os dias atuais, a máscara de madeira fica ótima em qualquer estilo decorativo e ganha um toque especial para quem segue uma decoração étnica, já que suas cores têm tudo a ver com esse estilo de decoração porque está dentro da mesma paleta de cores. Mas, a máscara de madeira vai bem com todos os estilos de décor.

A máscara de madeira como decoração deixa o ambiente mais refinado e cheio de estilo.

Próximas campanhas