Martelo de Carne

Martelo de Carne

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMartelo de Carne

A Carne é, mesmo, um dos alimentos mais consumidos no mundo. A carne bovina, excluindo alguns países onde seu consumo é proibido, como a Índia, está presente na dieta da maioria dos países, seja em cortes inteiros ou apenas nos hambúrgueres. Mas para cozinhar uma carne de primeira é necessária técnica e uma delas é amaciar a carne. Entre os amaciadores sintéticos e enzimas destinados ao processo, um acessório que mantém o amaciamento natural é o martelo de carne.

O martelo de carne é encontrado na maioria das cozinhas e, com frequência, vem acompanhado de tábua e da faca de carne, em um jogo único, embora ele também possa ser adquirido à parte, simplesmente. Para complementar a comodidade e praticidade na cozinha, separamos algumas dicas de uso do martelo de carne, bem como um passo a passo dedicado a amaciar a carne com perfeição. Inspire-se com o Westwing!

Martelo de Carne e Cortes de Carne

O martelo de carne serve para amaciar cortes de carne mais finos. Bifes e filés são os cortes mais indicados para serem amaciados com um martelo de carne. Para amaciar peças inteiras é mais fácil usar um amaciador. Esses produtos são facilmente encontrados em mercados e também é possível fazê-los em casa.

Apesar do martelo de carne, algumas escolhas podem ajudar a tornar essa técnica mais efetiva, como a escolha das carnes. Cortes como maminha, contrafilé, filé mignon, patinho e coxão-mole são cortes de primeira perfeitos para se fazer filés e bifes. Eles vão tornar o uso do martelo de carne um pouco mais efetivo.

Outro ponto é a hora de cortar a carne, no caso de você ter comprado a peça e preferir cortar em casa. Sempre corte os bifes no sentido contrário para enfraquecer as fibras e os músculos da carne. Isso também ajudará a tornar o uso do martelo de carne mais certeiro, já que você não precisará bater tanto no bife para amaciar.

Como o martelo de carne deve ser pesado e firme o material mais comum de encontrá-lo é o alumínio.

Martelo de Carne

Como Amaciar A Carne

Para amaciar a carne com o martelo o primeiro passo é ter os bifes já cortados. A intensidade e o tempo que você baterá no bife depende muito das características da carne, alguns cortes são mais duros que outros e ponto. Portanto é importante saber diferenciá-los, pergunte ao açougueiro, ele saberá te ajudar. Os seguintes passou estão descritos abaixo:

  • Cubra a tábua de carne com um filme plástico;
  • Deposite o bife em cima do filme e passe o filme plástico sobre ele também. Assim, nem a tábua nem o martelo de carne entraram em contato direto com a carne, e o liquido não sujará a cozinha;
  • Martele o bife de acordo com a “dureza” da carne. Carnes macias exigem pouco amaciamento e por pouco tempo; carnes mais duras exigem mais força. Bata de modo que você cubra toda a superfície;
  • Vire do outro lado, sempre mantendo o papel filme sobre e sob a carne e continue batendo com a ajuda do martelo de carne.

O bife ficará naturalmente mais fino, mas isso não influi em nada. Lave seu martelo de carne e a tabua e o bife já está pronto para ser temperado e usado.

Próximas campanhas