Máquina de Costura

Máquina de Costura

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMáquina de Costura

A máquina de costura é um sonho de consumo para aqueles que gostam de confeccionar e reformar suas próprias roupas. Antes usada para trabalhar apenas com couro e costura de calçados, hoje em dia ela serve para customizar os mais diversos tipos de tecido, panos e papeis. Criada em 1790, a máquina de costura era utilizada para consertos de sapato e para coser couro, deixando-o mais modelado e com cortes mais apropriados ao corpo. A partir de então, as costuras foram se modificando e se adequando a cada cultura e às tendências da época.

Com a máquina de costura uma toalha de banho ou lençóis lisos e brancos podem ganhar um belo bordado, ou um guarda-roupa pode ficar cheio de roupas novas estilizando aquelas antigas que ficaram esquecidas no fundo da gaveta. A máquina de costura, mais do que um aparelho, é uma fábrica de criatividade. Inspire-se com as nossas dicas!

Qual a Melhor Máquina de Costura?

A escolha da máquina de costura ideal deve ser guiada, primeiramente, pela sua função, ou seja, se o aparelho servirá para fazer grandes confecções ou se pequenas reformas e costuras já são o suficiente. A vantagem é que, atualmente, todas elas possuem um estilo mais moderno que facilitam o manuseio. Até pouco tempo atrás, as máquinas de costura eram feitas de ferro, sendo bastante pesadas. Para acabar com esse problema, hoje elas são fabricadas com plástico resistente, o que significa uma diminuição em seu peso e tamanho. No mundo têxtil existem diversos modelos de máquina de costura. A overloque, por exemplo, é indicada para costura e acabamento de roupas e tecidos, como jeans, camisetas, toalhas e lingeries. Já a costura reta é ideal para costurar pregas e artefatos nos tecidos e panos. Já o modelo galoneira é usado para a confecção de tecidos delicados, como a seda.

Máquina de Costura

Materiais de Costura

Para realizar um trabalho de costura perfeito, além de escolher a máquina de costura ideal, alguns itens são imprescindíveis para a prática. Precisa estar sempre à mão materiais de costura como tesoura, alfinetes, dedal, linhas resistentes e de diversas cores, régua, botões de diferentes formas e fita métrica. Um dos segredos da boa costura é acertar na escolha da agulha. Eleger a agulha errada pode estragar tanto o tecido quanto a própria máquina de costura. Cada uma possui um modelo de espessura ideal para determinados tipos de máquina, linhas e tecidos. Existem agulhas específicas para crochê, bordados, costura de miçangas e paetês, tecidos delicados ou pesados, entre tantas outras.

O universo das linhas próprias para costura também é bastante amplo. Não basta apenas escolher uma cor bonita. Fatores como resistência do material, resistência química, elasticidade, tonalidade e solidez da cor também precisam ser levados em conta. Afinal, não adianta ter uma linha bonita, mas que é fraca ou que solta tinta, obtendo um resultado final insatisfatório. Depois de escolher a dedo as melhores agulhas e linhas, chega a hora de se aventurar pelos diversos tipos de tecido. Qual peça será confeccionada? É uma calça, uma camisa, uma saia, um vestido, uma toalha ou colcha de cama? Antes de escolher o modelo do tecido precisa-se ter em mente qual a peça que será feita na máquina de costura.

Sugestões Antes de Usar a Máquina de Costura

Por mais que a ansiedade seja grande, algumas pequenas atitudes antes de começar a mexer na máquina de costura facilitam o processo e evitam que a confecção da peça escolhida seja interrompida. É importante verificar se todos os materiais estão em condições ideais para o uso. Se, por exemplo, as agulhas estiverem enferrujadas, ao esfregar palhas de aço nelas o problema está resolvido. Se as agulhas da máquina de costura estiverem pouco afiadas, lixe-as com uma lixa fina.

Como Fazer Almofadas na Máquina de Costura

Uma boa maneira de decorar o lar e aproveitar a máquina de costura é fazer almofadas práticas, simples e belas para a casa. Pensando nisso, reunimos abaixo um passo a passo de como fazer almofadas na máquina de costura. Confira, inspire-se e aproveite!

Bom, nesse passo a passo iremos ensinar a como fazer três almofadas na máquina de costura. Todas com medidas de 42 cm, por isso, iremos trabalhar com 1,10 m de tecido. Vamos a passo a passo de como fazer almofadas na máquina de costura:

Você vai precisar de:
– 1,10 m de tecido
– 3 almofadas com medidas de 42 cm cada para medir o tecido que será usado

Passo a passo

– Tire a medida de cada almofada para cortar na área certa, leve cada pedaço de pano para a máquina de costura e comece a costurar as bordas do tecido, elas serão usadas como acabamento de abertura de cada capa

– Depois das pontas, é a vez de costurar as laterais de forma transpassada e em costura zig zag

 – Após isso basta rechear as almofadas com os enchimentos escolhidos e pronto! Você terminou o passo a passo de como fazer almofadas na máquina de costura.

Gostou do nosso conteúdo sobre máquina de costura? Aqui no Westwing você encontra sempre uma boa página repleta de informação, dicas e ideias de como decorar o seu lar! Além disso, diariamente oferecemos campanhas recheadas de produtos de alta qualidade para embelezar, compor e reforçar o seu décor! Para ter acesso a essas ações basta se cadastrar conosco gratuitamente. Ser um sócio do Westwing, o maior clube de compras de decoração do Brasil, permite acesso a descontos de até 70% e pagamento facilitado em 6x sem juros! Aproveite!

Westwing: o Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas