Mapas Diferentes

Mapas Diferentes

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMapas Diferentes

Os mapas são instrumentos de comunicação que servem para representar graficamente uma área do espaço terrestre. Os mapas têm como objetivo representar todas as informações presentes na superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar. Por isso, há mapas diferentes que podem ser divididos em vários tipos e a sua classificação varia de acordo com o tema tratado, por isso existem muitos mapas diferentes com representações diferentes por temas específicos para representar determinadas situações.

Existem muitos mapas diferentes que são criados ao longo do tempo e de acordo com o que quer ser representado seja para objeto de estudo ou mesmo para decoração. Entre os mapas diferentes, há aqueles que representam por exemplo, países do mundo que têm a maior quantidade de heavy metal a cada 100 mil habitantes. Parece exagerado, mas existe. Há ainda aqueles que mostram países que ainda proíbem o homossexualismo, algo que ainda acontece muito.

Tipos de Mapas Diferentes

Mapas físicos: são mapas que representam a superfície física da terra, como o relevo, a hipsometria, que são as altitudes da terra divididas em cores, hidrografia, clima.

Mapas econômicos: são mapas diferentes que representam as atividades econômicas de uma determinada área, assim como dados estatísticos, por exemplo: a receita financeira dos estados brasileiros, o índice de População Economicamente Ativa (PEA) de uma região, etc.

Mapas_Diferentes

Mapas demográficos: é uma representação espacial das populações, índices populacionais, taxas de analfabetismo, migrações.

Mapas políticos: representam as divisas e fronteiras entre países ou entre unidades federativas estabelecidas e consolidadas politicamente.

Mapas históricos: são mapas usados para representar algum acontecimento, como as áreas colonizadas no Brasil até o século XVII.

Mapas estilizados: são mapas diferentes em que não há a representação fiel das proporções.

Além de ser dividido por fronteiras, o mundo pode ser dividido de muitas outras maneiras, criando alguns mapas diferentes do que estamos acostumados a ver por aí.

Curiosidades: Alguns Mapas Diferentes

Mapa dos bilhões: mostra a Terra dividida em seções, cada uma tendo um bilhão de pessoas.

Gente demais: mostra um determinado lugar onde está concentrada a maior parte da população do planeta, ou seja, só ali existem mais de 3,5 bilhões de pessoas.

O lado do mundo: este é um dos mapas diferentes que mostra onde estamos localizados em relação ao outro lado do mundo.

Há até um mapa que mostra os países onde o Mc Donald’s oferece seus produtos.

Alguns países do mundo possuem a mão do trânsito diferente da nossa. Por exemplo, aqui nós sempre andamos à direita, mas em alguns países os carros andam sempre à esquerda. Mais um dos mapas diferentes que revela quais andam na direita e quais na esquerda.

Durante bastante tempo, a Inglaterra foi um dos países mais poderosos do mundo, invadindo todos os lugares com suas grandes embarcações. Existe um mapa que mostra quais foram os países onde os ingleses nunca colocaram seus pés em um ato de invasão – sobraram poucos.

No mundo existem dois sistemas de medidas: por metros, como usamos por aqui e o inglês. Há um mapa que mostra os países que usam como sistema de medida inglês.

Até o street view entrou na onda. Um mapa que mostra os lugares onde o Google Street View está disponível atualmente.

E que tal um mapa que revela quais os países do mundo que não possuem nenhum tipo de acesso direto à praia?

Entre mais alguns mapas diferentes também há um que mostra, com dados da internet e de mídias sociais, os lugares mais fotografados do mundo.

Há muitos mapas diferentes prontos para serem admirados ou colecionados.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas