Manta Tartan

Manta Tartan

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraManta Tartan

Você já ouviu falar sobre tartan? Tartan é um tipo de padrão quadriculado de estampas que, apesar de ser usado como símbolo de clãs ingleses, sua origem remonta aos antigos Celtas. Porém, é nos kilts, vestimentas típicas da Escócia, que o tartan aparece com mais frequência e acabou sendo relacionado à cultura do país. Que tal inspirar-se na cultura escocesa e preparar sua casa para o friozinho com a manta tartan?

Antigamente utilizados para distinguir famílias escocesas - só quem pertencesse a uma determinada família poderia usar certo tipo de tartan - a estampa hoje é utilizada de forma democrática e pode vestir e decorar os mais variados ambientes. Seja no quarto, tornando a cama mais aconchegante ou levando um charme extra ao sofá da sala, a manta de tartan é a dica do Westwing para decorar com estilo e requinte sem igual. Confira!

Tartan ou Xadrez?

Qual a diferença entre tartan e xadrez? Esta é uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é a estampa quadriculada. Afinal, como diferenciar a manta tartan da manta xadrez? Parece difícil, mas com um pouquinho de prática, fica fácil diferenciá-las. A estampa xadrez segue um padrão composto pelo encontro de linhas únicas e de espessura similar, que levam proporções menores, enquanto a estampa tartan é a união de linhas de diferentes espessuras, combinando linhas finas e grossas de cores distintas e que formam um quadriculado rico e com mais possibilidades de combinações. É por isso que a estampa tartan, que hoje continua a aparecer na confecção de idumentárias típicas da Escócia, como o kilt escocês, era utilizada como instrumento de diferenciação entre as famílias nobres escocesas. Na decoração, o xadrez remete às cantinas da Itália e até às camisas de lenhador, enquanto o tartan remete ao universo encantado da Escócia e seus castelos, que surgem em meio à natureza exuberante do país.

Decorando com a Manta Tartan

A manta tartan, seja ela utilizada no quarto ou como manta para sofá, leva o charme tipicamente escocês para tornar os ambientes mais bonitos e aconchegantes, além de adicionar um estilo capaz de tornar a área ainda mais sofisticada. A manta combina com ambientes clássicos torna a área ainda mais charmosa, principalmente quando combinada com elementos como sofás de couro, móveis em madeira em sua cor natural, relógios antigos e estantes de livros, criando um ambiente aquecido e muito charmoso, com uma ar vintage. Além disso, é uma excelente maneira de aquecer salas no estilo rústico, acompanhando momentos inesquecíveis ao redor da lareira em casas de campo e montanhas.

No quarto, a manta tartan torna a cama ainda mais aconchegante. Combine-a a outros materiais naturais como o couro e até pele sintética e torne a cama ainda mais quentinha e convidativa. Quer inovar na decoração da mesa de Natal? A manta tartan em tons de vermelho e verde funciona também como uma linda toalha de mesa, criando mesas de Natal charmosas, criando o clima ideal para uma das noites mais especiais do ano.

Próximas campanhas