Mandalas em MDF

Mandalas em MDF

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMandalas em MDF

Milenar e ritualística, a mandala é um elemento sâncrico com várias representações: magia, energia, plenitude, encantamento e harmonia. Famosa em todo o mundo, seja religiosa, científica ou artisticamente, ela atua como um verdadeiro instrumento para o alcance de concentração ou contato divino. Seus belos e interessantes diagramas chamam a atenção pelos inúmeros padrões e cores, capazes de causar diferentes sensações e hoje sendo representados na decoração pelas mandalas em MDF.

Crenças à parte, fato é que o artesanato em MDF possibilita a criação de adornos a utensílios próprios para repaginar o lar. As mandalas em MDF também assumem esta função, podendo decorar das mais diversas maneiras, uma vez que modelos, formatos e tons não faltam. Para quem quer dar um toque místico ao décor ou admira a decoração artesanal, o Westwing elaborou um artigo completo sobre as mandalas em MDF. Confira e decore com espiritualidade!

Mandalas em MDF: Diferentes Tipos e Temas

Perfeitas reproduções de minuciosos trabalhos elaborados há anos por monges e sua milenar tradição budista e hinduísta. Assim podemos definir as mandalas em MDF, atualmente bastante aplicadas na composição de espaços residenciais e comerciais não só para decorar, como também atrair proteção, paz, boa sorte e pureza aos que eles frequentam.

Fabricadas por meio de produção manual, as mandalas em MDF apresentam dimensões variadas, muitas se assemelhando a obras de arte. Não é à toa que são reconhecidas como legítimas esculturas vazadas! Existem as chamadas mandalas em MDF cru, sem acabamento e bem similares à madeira, assim como as belas mandalas coloridas em MDF.

As formas também variam, sendo mais encontradas mandalas em MDF com contornos geométricos e circulares abstratos, flores de lótus e de vários outros formatos, folhas, arabescos, tribais e adamascados. Hoje em dia, também é comum encontrar mandalas em MDF que fogem do comum e da proposta simbólica original, recebendo palavras e imagens personalizadas.

Como Pintar Mandalas em MDF?

Se você optou pelo modelo cru, as mandalas em MDF são ótimas alternativas para quem gosta de dar um toque pessoal à decoração, visto que permitem receber as mais variadas colorações. Dentre as versões de mandalas em MDF pintadas, a mais prática, fácil de combinar e com um belo efeito leva os seguintes materiais:

  • Betume
  • Lixa para madeira
  • Pano velho
  • Pincel
  • Tinta PVA de cor cobre

Como fazer:

  1. Lixe toda a mandala, limpando bem em seguida.
  2. Pinte os dois lados com a tinta PVA, deixe secar bem e passe uma segunda demão.
  3. Depois de seca, molhe a ponta do pano com um pouco de betume e passe na mandala de forma a criar manchas. Acompanhe o sentido dos desenhos e tire o excesso quando acabar.

Lembrando que a tinta cobre das mandalas em MDF pode ser substituída por qualquer cor e, inclusive, seguir conceitos de cromoterapia, Feng Shui ou simplesmente os tons que você mais gostar.

Mandalas em MDF na Decoração

Em se tratando das mandalas decorativas em MDF, a maneira mais ornamental e simples de compor o décor é pendurando-as na parede. Halls de entrada, salas de estar e jantar e cozinhas são ambientes indicados, já que elas filtram a energia de locais com alta circulação. Sobre aparadores, buffets e sofás são muito bem-vindas, além de ótimas pedidas à lateral de mesas e, porque não, acima de cabeceiras em quartos.

Não se esqueça que na hora de usar as mandalas em MDF na decoração, a dica é avaliar o seu tamanho e cor em relação aos tons utilizados no ambiente. A ideia é aplicá-la de forma pontual e cautelosa, evitando exageros. Assim, você garante cenários lindos e, de quebra, protegidos!

Próximas campanhas