Madeira

Madeira

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMadeira

A madeira é um material maravilhoso, do qual pode-se produzir vários móveis, acessórios decorativos e uma infinidade de outros itens. A madeira, por ser um recurso renovável e sustentável, é considerada por muitos uma matéria-prima ecológica e devido a esta razão, faz parte do gosto popular. Claramente, não são somente os aspectos ecológicos que tornaram a madeira tão popular. Ela evidencia a natureza por toda a parte e só de fechar os olhos pode-se sentir esta sensação tão agradável.

A madeira é maravilhosa, versátil e, ao mesmo tempo, simples. Em algum momento você já parou para pensar quantos itens de madeira compõem os seus móveis? Cadeiras, mesas, sofás, camas, portas, estantes, armários ou bancos são apenas uma pequena seleção da grande quantidade de modelos que podemos encontrar.

Tipos de Madeira

São diversos os tipos de madeira existentes pelo mercado e ampla a variedade de opções para a decoração de interiores e espaços externos. Para te ajudar a entender melhor os tipos de madeira, apresentamos a seguir algumas informações sobre as utilizadas para casa e decoração. Confira!

Freijó: Esse tipo de madeira é utilizado na produção de móveis finos. A árvore conta com características ornamentais.

Louro: Utilizada na produção de mobiliário de luxo, este tipo de madeira é indicado para revestimentos decorativos e de outros móveis. A árvore conta com qualidades ornamentais e pode ser usada no paisagismo em geral.

Perobinha: Tipo de madeira usada para acabamentos internos como batentes, portas e janelas, tacos e tábuas para assoalho.

Imbuia: É a madeira mais utilizada para a produção de mobiliário de luxo, especialmente pela beleza que apresenta. Também é aplicada no paisagismo.

Jatobá: Tipo de madeira usado em acabamentos internos como marcos de portas, tacos e tábuas para assoalhos. Também usada na produção de peças torneadas esquadrias e móveis.

Sucupira: Empregada em acabamentos internos como molduras, portas e painéis.

Cedro: Tipo de madeira usado na produção de móveis em geral, molduras e marcenaria em geral.

Mogno:Indicada para o mobiliário de luxo e na fabricação de objetos como adornos, painéis e rodapés. Se desenvolve mais na região centro-sul do país.

Vivendo com a Madeira

Para a maioria de nós, viver com a madeira faz parte do nosso dia a dia porque, com certeza, pelo menos uma parte de nossos móveis é feita de madeira. No entanto, a madeira nunca é a mesma. Dependendo do tipo – verniz ou laqueada, por exemplo – e, de acordo com a escolha de outras cores e materiais para combiná-la dentro de casa, a madeira pode trazer uma aparência diferente, mudando assim o seu efeito a cada combinação.

Madeira
Rústico, natural, elegante e acolhedor – e assim muitos outros estilos podem ser reunidos em nossa casa. Se optar pela madeira, estará optando pela naturalidade e deixando a natureza entrar em sua decoração.

Mas antes de continuar com os elogios sobre este fascinante e versátil material natural, deve-se notar que, no entanto, não é recomendável decorar a casa toda com madeira, pois os excessos nunca são bons. Uma casa com móveis de madeira é bonita, mas uma casa com todos os móveis de madeira já é demasiado. Cuidado com o surgimento do “efeito sauna”: que ocorre quando todos os móveis são de madeira, inclusive painéis na parede e o próprio teto.

As peças interiores naturais são as melhores para gerar um ambiente calmo e luminoso. Tenha um pouco de discernimento na hora de escolher seus móveis e aproveite as madeiras!

Madeira e Pintura

A madeira, além da sua cor natural que varia de tonalidades, também pode ser pintada, trazendo mais vida para dentro de casa. Geralmente, a opção mais fácil é combinar madeiras com a cor branca, que se adapta a quase todos os tipos de madeira, seja clara ou escura. Através dessa combinação, o cômodo irradia uma certa leveza de dentro para fora.

Se quiser alterar o efeito da combinação entre a madeira e o branco, basta acrescentar outras cores para criar estilos diferentes. Por exemplo, se você vive perto do mar e gostaria de criar um estilo náutico, a combinação entre a madeira e as cores branco e azul é suficiente. Porém, para um estilo náutico completo, acrescente apenas alguns detalhes em vermelho e pronto!

Mas, se você é apaixonado pela primavera, a combinação entre o verde e o amarelo podem gerar a sensação de que essa estação permanece dentro de casa durante o ano todo. Ao conseguir uma boa combinação entre cores, o visual da casa pode ser verdadeiramente acolhedor.

Beleza Atemporal

Não somente a variedade de móveis e a versatilidade que a madeira oferece a tornaram tão popular: a maioria dos móveis de madeira possui simplesmente uma beleza atemporal. Muitos móveis de madeira são usados desde antigamente até hoje dia, estando sempre a vanguarda dos móveis de moda, tanto nos estilos moderno como nos estilos mais clássicos. Na verdade, a madeira nunca sai de moda.

Sem dúvida, muitas pessoas certamente têm uma bela cômoda antiga como uma herança de família. Não é mágico? Além destes móveis antigos serem bonitos como são, nos oferecem a possibilidade de restaurá-los e também modificá-los, pintando, laqueando ou envernizando.

Decoração de Madeira

Os interiores não consistem somente em conjunto de cadeiras ou móveis, mas a decoração também pode ser composta pela madeira com a ajuda de acessórios decorativos. Porta-retratos, espelhos ou fruteiras na cozinha são apenas alguns exemplos de como a madeira pode nos ajudar a decorar e dar vida à nossa casa.

A necessidade de natureza e a quantidade de pequenos detalhes de madeira que cada casa precisa depende exclusivamente dos gostos pessoais de cada um. O certo é que a madeira cria um ambiente fantástico e nos proporciona sempre um ambiente acolhedor. Deixe seu lar com vida e mais próximo da natureza com móveis e acessórios de madeira!

O Westwing é o maior clube de compras de decoração do Brasil! Para ter acesso irrestrito ao nosso conteúdo e conferir de perto todas as campanhas oferecidas por nós, é necessário cadastrar-se gratuitamente conosco. Assim, diariamente receberá e-mails com nossas ofertas, dicas de decoração e formas criativas para compor. Além disso, todo sócio do Westwing tem direito a um voucher de R$20 para a primeira compra, descontos de até 70% nas próximas e parcelamento em até 6x sem juros! Cadastre-se e aproveite!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas