Madeira Teca

Madeira Teca

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMadeira Teca

Durável, estável e de fácil manuseio, a madeira teca vem conquistando o mercado decorativo por sua pluralidade de uso. Porém, seu cultivo se iniciou no século XVIII, quando os ingleses demandavam grandes quantidades para a construção de suas embarcações devido ao fato da sua alta durabilidade a mudanças climáticas, além de apresentar alta resistência às intempéries.

A teca é uma madeira nobre nativa do sudeste e sul da Ásia, onde é, até hoje, cultivada tradicionalmente em grande escala. Porém, a madeira teca é também cultivada em diversos países, inclusive no Brasil. Devido ao grande volume de procura que se deve à sua diversidade, esse tipo de madeira está entre as favoritas para o reflorestamento, sendo possível encontrar plantios pelo mundo todo. Aliando versatilidade e qualidade, a madeira teca pode ser a peça-chave que falta para levar destaque, rusticidade e sofisticação para à decoração. Confira!

 Madeira Teca: Traduzindo Versatilidade

Muito utilizada pelos antigos colonizadores do oriente, a madeira teca é uma espécie tropical que apresenta muita versatilidade, o que vem tornando sua utilização em diversos segmentos cada dia mais usual. Sua coloração diferenciada, que combina listras irregulares de diferentes tons, torna sua utilização em móveis sofisticada, aliando o rústico à elegância. Durável e estável, a madeira teca ainda apresenta alta resistência ao ataque de pragas, como cupins, brocas marinhas e outros insetos. Além disso, a madeira teca é também imune à ação de fungos que apodrecem a madeira, podendo ser enterrada, exposta ao tempo ou à água do mar, sem sofrer danos. Destacando-se também pelo seu rápido crescimento em altura, a madeira teca pode ser inteiramente aproveitada, incluindo os toros de pequeno diâmetro obtidos nos desbastes. É estável, se contrai muito pouco durante a secagem e praticamente não empena. Essa estabilidade permite a resistência à variação de umidade no ambiente. Além disso, a madeira teca apresenta baixo índice de rachaduras e permite acabamento esmerado, possuindo ainda uma espécie de látex em seu interior que evita a corrosão de pregos e ferragens aplicados em si.

Madeira Teca

Do Lado de Dentro da Casa

Dentro do reaproveitamento total da madeira teca, pode se utilizar painéis de sarrafos para fabricar móveis, portas e também diversos tipos de utensílios. Sua bela coloração aliada à durabilidade e resistência, pode servir como elemento de destaque para painéis, tampos de mesas, bancadas para cubas e para construção de móveis. Uma dica é apostar na combinação de uma peça confeccionada com madeira teca a uma decoração clean, resultando em uma composição sofisticada e ao mesmo tempo durável.

A Queridinha da Área Externa

No continente europeu é comum o uso de bancos e outros móveis para jardim confeccionados em madeira teca. Os mesmos são expostos sem proteção alguma, resultando apenas com que a madeira adquira coloração diferenciada e sem nenhum dano com o passar do tempo. Essa utilização da madeira teca em bancos da Europa se dá pela apresentação da excelente durabilidade ao ser exposta a ação de sol e chuva, tornando-a perfeita para confecção de móveis para o jardim ou varanda. Um exemplo disso é a produção de cadeiras em madeira teca que apresentam resistência e ao mesmo tempo leveza, facilitando na necessidade de locomoção que geralmente a peça exige. A madeira teca é também indicada para a produção de decks, exatamente por não deteriorar em contato com a água. Seja para levar destaque na parte interna da casa ou para decorar seu jardim de forma funcional e versátil, a utilização de madeira teca é uma ótima aposta para os que procuram por materiais resistentes que complementem a decoração com móveis duráveis sem abrir mão da elegância e do primor. Inspire-se!

Próximas campanhas