Madeira de Reflorestamento

Madeira de Reflorestamento

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMadeira de Reflorestamento

Responsabilidade ambiental e consciência ecológica são termos que se ouve com frequência em âmbitos não apenas sociais, políticos e econômicos, mas também no campo da construção civil e do design. O uso crescente de madeira de reflorestamento é um exemplo. Ela é aplicada na fabricação de quase todos os elementos que compõem uma casa, além de vista no dia a dia de muitos profissionais e moradores que agora pensam duas vezes antes de terem em casa peças que contribuam com a devastação de recursos naturais.

A madeira de reflorestamento, como o próprio nome sugere, vem de árvores replantadas ou que não fazem parte de florestas nativas, ou seja, existem exclusivamente para um uso específico sem que para isso seja necessária a terrível prática de desmatar. Também conhecida como madeira certificada, a madeira de reflorestamento apresenta baixo custo e pode ser usada para todos os tipos de décor e estilos. Saiba mais sobre ela com o Westwing!

TIPOS DE MADEIRA DE REFLORESTAMENTO

Antes de adquirir artigos que tenham como base a madeira de reflorestamento, uma indicação importante é verificar se o produto contém o selo do Forest Stewardship Council (FSC), a única certificação que garante a proteção do meio ambiente e atesta que o material foi realmente obtido de recursos renováveis.

Também é interessante conhecer quais tipos de árvores podem ser transformadas na madeira de reflorestamento e que será usada para a produção dos elementos responsáveis por compor a arquitetura e decoração da sua casa. Dentre os principais estão: eucalipto, pinheiro, araucária, cedro, copaíba, capixingui, garapa, cabreúva, ipê, fedegoso, pinus e tamanqueira. Cada um proporciona cores, texturas e efeitos diferentes e esteticamente belos.

A MADEIRA DE REFLORESTAMENTO NOS MÓVEIS E OBJETOS DECORATIVOS

Seja para ambientes internos ou externos, a madeira de reflorestamento pode estar presente onde você menos imagina. Isso porque ela é capaz de adornar diversos acessórios e, principalmente, dar forma a sistemas estruturais e mobílias que atendam a diversas necessidades e estilos.

Painéis, escadas, vigas, telhados, esquadrias, revestimentos, mesas, cadeiras, poltronas, bancadas, estantes, cômodas e racks. Tenham o tamanho e o acabamento que tiverem, as madeiras de reflorestamento dão o tom a muitos móveis e estruturas. Sem contar os adornos que compõem o décor e se tornam o destaque de diferentes ambientes, como vasos, jardineiras, luminárias e inúmeros utensílios.

MADEIRA DE REFLORESTAMENTO NA DECORAÇÃO

A madeira de reflorestamento é a opção ideal para uma casa em estilo rústico, que reflete charme e um padrão estético bem peculiar. Casas de campo ou de praia são os cenários perfeitos para uma composição com móveis de madeira certificada; uma dica de decoração é usar portas venezianas de madeira reflorestada nos acessos às áreas externas ou cercas de madeira maciça de reflorestamento por todo o alpendre. Já para a cozinha de uma casa urbana, por exemplo, uma estante marrom de pinus reflorestado oferecerá um clima campestre e delicado, além de um toque clássico especialmente charmoso. Experimente!

Próximas campanhas