Madeira de Jatobá

Madeira de Jatobá

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMadeira de Jatobá

A madeira de jatobá, também conhecida como brazilian-cherry, consta mundialmente no grupo das dez mais valiosas e negociadas madeiras do mundo – junto com o ipê e o mogno. Por isso, se a ideia é ter um móvel de luxo, algo realmente de valor em sua casa, não deixe de pensar nessa opção de material. Com sua cor marrom avermelhado, ela empresta beleza e elegância para qualquer ambiente onde esteja. Além de móveis, a madeira de jatobá também é usada, tacos, tábuas para assoalho, portas e janelas, deixando o ambiente clássico e chique.

Para saber como combinar móveis de madeira de jatobá ou até mesmo o melhor modelo para os ambientes de sua casa, dê uma passada no site da Westwing. Sempre preocupada em trazer as melhores tendências para você, oferecemos a inspiração que precisa para montar ou renovar todo o visual da sua casa. E só ter sucesso neste processo.

Onde a Madeira de Jatobá Aparece

Como a madeira de jatobá é fácil de trabalhar – ela pode ser parafusada, pregada, colada, aplainada sem grandes problemas – ela se tornou um material bastante versátil. É usada na construção civil em caibros, ripas, vigas e acabamentos internos. Ela pode ser pintada de qualquer cor ou receber lustre ou verniz e manter sua cor original que é linda.

Mas é na confecção de móveis que ela realmente brilha. A madeira, muito valorizada por artesãos e arquitetos, é usada para fazer móveis de luxo – o chamado mobiliário de alta qualidade. Principalmente aqueles destinados a durar por gerações e gerações da família.

É ideal, por exemplo, para se transformar em uma exuberante cristaleira que irá guardar as louças de família. Ou em uma imponente mesa de jantar para receber a família toda aos domingos. Há quem use, inclusive, a madeira em seu estado original, até no formato do próprio caule da árvore, para compor ambientes mais rústicos. O resultado é lindo e extravagante, principalmente se o resto da casa apresentar o mesmo estilo. Também é bastante comum a criação de bancos para jardins, quintais e varandas, ou espreguiçadeiras para piscinas, deixando o local com um ar mais tradicional. O mesmo ocorre quando você usa a madeira de jatobá para o revestimento de pisos, paredes ou tetos.

Móveis de Jatobá

Bancos para jardim e espreguiçadeiras, na área externa das casas, são exemplos da versatilidade dos móveis de jatobá, que também são amplamente empregados dentro de uma residência, dando vida a cômodas, cristaleiras, aparadores, mesas e cadeiras de uma sala de jantar e decks para banheiro ou piscina. Essa linda madeira também pode ser utilizada no revestimento de paredes e do piso. A beleza da coloração dos móveis de jatobá permite que um ambiente fique muito mais refinado e aconchegante, além de exaltar todo o luxo desse material extraído da natureza.

A Origem de Madeira de Jatobá

Essa madeira, empregada na confecção dos móveis de jatobá, é muito fácil de trabalhar e por isso é tão apreciada na construção civil. Com uma tonalidade muito refinada e charmosa, a madeira de jatobá dá vida a um mobiliário de alta qualidade, que perdura por gerações. Os móveis de jatobá são obtidos a partir de árvores que ocorrem em toda a América Latina, especialmente na Floresta Amazônica. Diversos projetos de móveis de jatobá incorporam, inclusive, a madeira em seu estado bruto, utilizando o próprio caule da árvore para criar lindas mesas, aparadores e bancos.

Como Cuidar de um Móvel de Madeira de Jatobá

Como são luxuosos, os móveis feitos de madeira de jatobá devem ser bem cuidados para durar muitas décadas e passar de uma geração para outra na família. Para isso, basta você tomar alguns cuidados:
Não deixe que o pó se acumule. Passe diariamente uma flanela seca e macia sobre o móvel.

Caso note que há resíduos mais resistentes, use um pano macio umedecido em água morna e sabão neutro. Deixe o local secar naturalmente depois

Jamais use produtos abrasivos. Caso ocorra algum tipo de mancha mais resistente, procure pelo fabricante do móvel para saber como agir.

Para evitar acidentes, também não use nenhum objeto perfurante como ponta de facas ou tesouras para remover manchas e resíduos. Você pode riscar o seu móvel e a sujeira ainda continuar lá.
Existem no mercado ceras para móveis ou conservantes de madeiras que devem ser aplicados frequentemente para que a resistência e o brilho do móvel durem mais. Na hora de aplicar, siga as instruções no rótulo do produto que são sugeridas pelo fabricante, assim o resultado é mais garantido.

O móvel de madeira de jatobá não deve ficar exposto à chuva, Sol ou vento. Se usá-lo em jardins, varandas ou quintais procure colocá-los embaixo de tendas, guarda-sóis ou árvores.

Com todos esses cuidados, o seu móvel de madeira de jatobá estará sempre presente na família!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas