Madeira de Carvalho

Madeira de Carvalho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMadeira de Carvalho

Não importa o estilo, em toda casa encontramos móveis ou revestimentos de madeira. O tipo mais durável e versátil é a madeira de carvalho que pode aparecer em um sofá contemporâneo ou uma cadeira tradicional, além de também ser usada na construção de pisos, armários e painéis. Com suas fibras escuras e espessas, o carvalho também resiste a fungos e ao mofo. Podendo crescer até 30 metros, a madeira de carvalho é ainda muito utilizada na fabricação de barris que serão usados para o envelhecimento de bebidas como o vinho e o whisky.

Se você está pensando em investir em algum móvel ou revestimento de madeira de carvalho, não deixe de conferir as dicas que o Westwing tem para descobrir como identificar esse tipo de madeira, assim como quais são as quatro variações existentes desse tipo de material e também algumas ideias para usar na decoração.

Como Identificar a Madeira de Carvalho

O carvalho é muito comumente confundido com a madeira de pinho e o bordo, que também são usados na confecção de móveis e para revestimentos. Porém esses três tipos de madeira são muito diferentes em questão de estilo, cor, dureza, peso, durabilidade e preço. A primeira dica para diferenciá-las é bater na madeira. O carvalho é o tipo mais duro, pesado e resistente tendo um som mais denso e sólido. O pinho é mais leve do que o carvalho, mas bem dura. Outra forma de diferenciação é pela cor. O carvalho geralmente é um tom avermelhado escuro e contempla uma gama maior de estilos desde o contemporâneo até os mais tradicionais. O pinho varia entre creme branco para amarelo e encaixa melhor em estilos tradicionais e rústicos.

Madeira_de_Carvalho

Tipos de Madeira de Carvalho

Sendo usada como mobília desde os tempos medievais, a madeira de carvalho existe em quatro variações, mas 600 espécies de árvore carvalho podem ser encontrados ao redor do mundo. A madeira de carvalho vermelha é o tipo mais comum e é utilizada em para pavimentação, caixas, cofres, utensílios de cozinha, puxadores e móveis. Facilmente lixado e tingido, este tipo d peça é de fácil manutenção, por isso ótima opção para se usar em casa. A madeira de carvalho de quarto serrado tem esse nome porque é derrubado em quartos e cortado perpendicularmente aos seus anéis, resultando em um material de rica textura e variações de cores. O carvalho branco tem um tom mais claro de marrom e possui “raios” maiores que o carvalho vermelho. De alta qualidade, esta variação é muito usada em folheados, móveis finos e barris. Outra opção de variação é a casca do carvalho, que é muito usada para efeitos medicinais.

Ideias para Usar no Design

A madeira de carvalho é um material muito resistente e versátil, podendo ser usado nos mais diversos objetos, assim como revestimento nos cômodos da sua casa. A madeira de carvalho pode ser encontrado em forma de piso, sendo uma opção muito durável, já que não riscam, lascam e, o melhor de tudo, não fazem barulho. Mas mesmo assim sua manutenção continua sendo necessária. Lixe-a e repinte-a para que volte à cor inicial. A madeira de carvalho é também muito encontrada em móveis, novamente pela resistência e sua aparência única devido ao padrão de suas fibras. Acessórios como prateleiras, suportes para plantas e sancas de madeira de carvalho contrastam bem com móveis pintados ou paredes brancas, dando um toque mais rústico e moderno ao ambiente dependendo da frequência em que o material está sendo usado

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas