Madeira de Acácia

Madeira de Acácia

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMadeira de Acácia

A madeira de acácia é bastante conhecida por ter sido o material usado na Arca da Aliança, segundo a descrição que encontramos no livro do Êxodo, na Bíblia Sagrada. E desde então, ela passou a ser usada na construção de vários objetos. Trata-se de uma madeira extremamente durável, super-resistente e naturalmente rica em resinas. Fácil de trabalhar e flexível, a madeira de acácia pode ser usada de várias formas. Sua cor marrom caramelado valoriza instantaneamente onde ela é instalada, trazendo uma nova vida ao local.

E se a ideia é renovar sua casa, o Westwing está cheio de ideias. Além de uma enorme variedade de móveis e acessórios para o lar, você também encontra inspirações para decorar, como combinar os estilos, onde colocar cada objeto e as melhores maneiras de usá-los para deixar tudo mais prático e bonito.

Quais os móveis podem ser feitos de madeira de acácia

A madeira de acácia, por sua flexibilidade e durabilidade, pode ser usada para fazer praticamente qualquer tipo de móvel. Há cadeiras, mesas, bancos, cômodas, guarda-roupas, estantes, penteadeiras. O que você quiser!
Sua cor também combina com vários tipos de estilos, valorizando ambientes mais tradicionais e clássicos até os descontraídos ou modernos. Você pode, por exemplo, ter uma bela cômoda trabalhada em sua sala de jantar para organizar a louça. Ou valorizar uma sala moderna com cadeiras com desenhos arrojados.
A madeira de acácia também é bastante encontrada em acessórios, principalmente utensílios de cozinha. Existem kits de salada lindas, com a vasilha e os talheres específicos, que ficam excelentes na mesa. Pequenas tigelas ou cumbucas para servir petiscos, bandejas, tábuas são outros acessórios que também podem ser feitos com esse material e ficam lindos tanto na hora de servir a refeição quanto para decorar a cozinha.
Além disso, madeiras de acácia podem ser usadas para revestir pisos, paredes e até tetos. Nesse caso são usados ripas de madeira, colocadas no local. O ambiente ganha um ar moderno sem você precisar gastar muito. E é fácil de manter.

Como manter a madeira de acácia

Bem cuidado, os móveis, revestimentos ou acessórios de madeira de acácia duram muitos anos. No caso dos dois primeiros, mantenha sempre longe da luz solar para evitar que ela fique muito seca. Os móveis que você quiser usar em jardins, quintas ou varandas devem ficar protegidos por árvores ou guarda-sóis. Quando entram em contato com os raios ultravioletas eles perdem a cor e ficam ressecados. Caso você tenha um pátio coberto com madeira de acácia, por exemplo, cubra-o durante as chuvas pois a umidade excessiva pode fazer o material empenar.
Para limpar os móveis, basta passar um pano macio umedecido na água morna com sabão neutro. Isso ajuda a remover resíduos mais pegajosos. Deixe o local secar naturalmente. Se a ideia é apenas tirar o pó, use uma flanela macia e seca. Jamais use produtos abrasivos para não estragar o móvel.
De tempos em tempos, use uma cera para móveis ou conservantes de madeira depois da limpeza, para recuperar o brilho e a beleza. Siga as instruções do fabricante para evitar problemas com manchas.
Já os acessórios e utensílios de cozinha feitos de madeira de acácia devem ser lavados com água morna e sabão neutro. No final, enxague em água corrente e abane um pouco para que não fiquem bolhas de água – isso evita manchas. Ele deve secar naturalmente no escorredor de louça. Você também pode passar óleo mineral não tóxico nos acessórios e utensílios para renovar o brilho de tempos em tempos. Mas aguarde pelo menos um dia para usá-los novamente na cozinha.

Próximas campanhas