Madeira Compensada

Madeira Compensada

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraMadeira Compensada

Alguns fatores são levados em conta na hora de escolher os móveis e as estruturas de uma casa. Entre eles estão a resistência a rachamentos e torções e também seu nível de força. Um material que possui todas essas propriedades e vantagens é a madeira compensada, também chamada de contraplacado. A madeira compensada é, em linhas gerais, uma placa composta por diversas lâminas de madeira sobrepostas. Diversa em tamanho, densidade, espessura e acabamento, a madeira compensada pode conter muitos tipos de madeira em sua composição, geralmente entalhos.

Por conta de sua diversidade, algumas subcategorias surgiram a partir dela. Divididos em sarrafeado, laminado, unidirecional, blockboard, naval etc., os compensados são cada vez mais benéficos ao meio ambiente, já que são resultado direto de madeiras reflorestadas, ou seja, madeira cultivada a fim de replantar florestas já suprimidas. Aprenda mais sobre o compensado, seus tipos e aplicações com o Westwing!

Produção de madeira compensada

Hoje, a produção da madeira compensada é cada vez mais voltada para processos sustentáveis. Eficientes, são projetados para que a madeira seja altamente aproveitada, resultando no descarte nulo. Então, se essa matéria-prima não foi totalmente utilizada nas chapas compensadas, ela se torna madeira serrada ou é encaminhada para lugares que vão transformá-la em energia (biomassa).

O Pinus e o Eucalipto são as matérias-primas mais comuns para a fabricação da madeira compensada, principalmente quando o processo respeita o meio ambiente.

E como funciona? Para começar, grandes pedaços de madeira são cozidos e, depois de secos, são cortados em forma de lâmina. Aqui já são obtidas as chapas necessárias para a produção da madeira compensada. Por serem painéis finos, em seguida são unidos com uma máquina chamada de juntadeira de miolo. Ela vai deixar a chapa de madeira em tamanhos mais comerciais.

Depois que as folhas foram unidas, elas recebem cola. A cola varia de acordo com a finalidade da madeira: se ela vai ser usada em estruturas, se ela vai ser usada dentro de casa, se ela vai se tornar um produto para áreas externas, etc. Esses aspectos são considerados para que o que quer que seja feito com a madeira compensada não apresente defeitos.

O compensado segue, então, para uma prensa a frio, que vai melhorar a qualidade da cola. Em seguida, o material alcança a prensa quente, que vai dar a ele o tratamento necessário para a produção de embalagens para exportação.

Antes de finalizada, a chapa de madeira compensada recebe acabamento em massa acrílica. Feito isso, ela será cortada nas medidas desejadas comercialmente e devidamente lixada.

Tipos e usos de madeira compensada

Apesar de o processo de fabricação da madeira compensada seguir a linha do que explicamos anteriormente, alguns detalhes a diversificam. Ela difere em relação às formas, que podem ser mais retas, orgânicas ou arredondadas, e aos acabamentos, que podem ser de verniz, cera, resina, pintura e tantos outros.

Essa diversidade atinge ainda a aplicação das chapas nos produtos e cômodos. Para que não haja confusão, separamos aqui as opções mais comuns de madeira compensada que você vai encontrar no mercado e suas utilizações nos espaços mais adequados. Confira!

  • Sarrafeado: essa técnica consiste no corte de sarrafos de madeira compensada com espessura e largura iguais, que serão colados paralelamente a fim de que formem uma chapa. É ideal para construção civil, fabricação de portas, tapumes e palcos.
  • Laminado: neste processo, diversas lâminas de madeira compensada de mesma espessura são coladas em camadas perpendiculares umas sobre as outras. De uso amplo, pode ser aplicado em ambientes internos, como cozinhas, salas e móveis no geral.
  • Naval: como o próprio nome sugere, é o material indicado para embarcações, mas pode ser uma boa opção para ambientes externos. É mecanicamente mais resistente à água e ao fogo.
  • Unidirecional: são chapas dispostas em camadas na mesma direção. Essa disposição forma peças maiores do que as geralmente encontradas na natureza, indicadas para estruturas no geral.

Inspire confiança e resistência com inspiração!

Próximas campanhas