Luxo

Luxo

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraLuxo

A luxúria, anteriormente um pecado mortal, ainda hoje é objeto de desejo e aspirações das pessoas. Nada além do luxo pode ser uma recompensa tão agradável e contemplativa, servindo somente à beleza e ao prazer, como tudo o que é nobre. Dar-se ao luxo de ter um pouco de luxo faz bem para a alma. Não necessariamente por se ter a casa dos sonhos ou o carro mais desejado. Mesmo que ainda seja muito interessante imaginar uma vida luxuosa, é possível conseguir alguns pequenos prazeres e trazer um pouco de luxo para o dia a dia, especialmente com a decoração de ambientes.

Móveis fabricados com a transparência do vidro, cobertos pela cor dourada ou prata, além de itens com brilho ajudam a levar esse aspecto luxuoso a composições. Precisa de dicas, ideias e inspirações de como decorar o seu ambiente com luxo? Confira as informações selecionadas pelo Westwing!

O que é Luxo?

O conceito de luxo pode ser relativo para cada tipo de sociedade e vem se transformando através dos tempos. Na sua  essência, o luxo pode ser mesmo paradoxal: enquanto no passado ter músculos e um baixo teor de gordura corporal eram sinais de muito trabalho e fadiga, praticar esportes e ter um corpo em forma, nos dias atuais está intimamente ligado com a imagem de sucesso. E é claro, isso também pode ser percebido como um luxo por algumas pessoas, como ter tempo para se dedicar a um hobby ou simplesmente ir na academia.

Luxo

No entanto, o luxo não é algo arbitrariamente definido: ele é inseparável das concepções de raridade e do uso limitado. Mercadorias, posses, poder ou riqueza só são considerados luxo se possuírem um valor desproporcional ao regular. De um lado, isso faz do luxo uma exclusividade e torna raros os bens inseridos nesta categoria. Por outro lado, isso implica que o benefício esteja também no preço a se pagar. O valor dos artigos de luxo, portanto, não é definido por um benefício utilitário, mas por sua beleza, singularidade, raridade ou pelas emoções e sentimentos que eles proporcionam.

Luxo para o Dia a Dia

Além de artigos de luxo como uma mansão, carros esportivos, iate, cavalos, avião pessoal, relógios ou joias valiosas, existem também outros itens que detém um valor especial agregado por serem particularmente bonitos e pouco procurados. Adquirir alguns desses objetos de luxo pode trazer uma sensação muito boa, especialmente quando deseja-se fazer um agrado pessoal. A criação de um artigo de luxo em sua melhor e mais nobre forma envolve muito mais do que apenas seu projeto de design. Nesta gama de itens exclusivos estão incluídos desde móveis de design requintado, até roupas e acessórios de grife. Sim, todos precisam de uma cadeira, um vestido ou mesmo de uma bolsa. Mas a beleza extraordinária das peças de design de luxo, vai muito além de seu uso prático, sendo uma verdadeira experiência. Portanto, luxo não engloba somente possuir bolsas de grife e belos pares de sapatos, mas também passar um feriado nos Alpes Suiços, à beira-mar na Riviera Francesa ou até mesmo, comprar roupas femininas e masculinas feitas sob medida.

Luxo para Todos?

Com um pouco de inteligência e perspicácia é possível lidar com a enorme diferença de preços entre o valor utilitário real dos produtos de luxo e o preço pelos quais os mesmos são vendidos. Uma boa saída é procurar por boas mercadorias de luxo de segunda mão. Outra possibilidade, é comprar itens de coleção e temporadas passadas em outlets ou ainda, comprar online em campanhas de lojas virtuais. Desta meneira, tem-se o melhor dos dois mundos: a intensa vontade de se cobrir de itens de luxo, mas por um valor mais acessível.

Luxo Imaterial

O luxo pode se referir a qualquer tipo de bem raro e indescritível, mesmo que este seja um bem intangível. Muitas vezes, ter tempo para si mesmo, pode ser puro luxo, principalmente para fazer as coisas que se deseja sozinho. A melhor parte é que, para este tipo de luxo, nem sempre é necessário se pagar preços exorbitantes – porque mais importante ainda do que os bens materiais é o nosso bem-estar.

Uma Vida de Luxo

Quem exige muito de si mesmo, quer ser recompensado de forma adequada pelo trabalho duro e constante. Portanto, para aqueles que estão à procura de um pouco mais de luxo, existem alguns princípios básicos a serem seguidos a fim de se viver no luxo todos os dias.

Selecionar: poder de escolha é sempre um luxo. Quem tem alguma coisa que venha de uma seleção sente-se muito mais especial e recompensado. Poder tomar um belo banho de banheira ou ofurô, por exemplo, pode ser algo desnecessário para uns. Porém, ter a possibilidade de escolha é muito mais divertido e interessante.

Design: cercar-se o tempo todo de coisas bonitas e visualmente agradáveis. Todo mundo precisa de móveis e roupas, mas usar objetos no cotidiano que tenham sido perfeitamente pensados e concebidos traz um sentimento muito mais especial.

Qualidade: o uso de materiais de alta qualidade sempre foi uma aspecto do luxo e isso ainda não mudou. Metal, cristais, seda e madeira maciça, por exemplo, têm o seu preço, mas ainda hoje são pagos com prazer pelos que prezam por sua qualidade e durabilidade.

Menos é mais: o luxo é muitas vezes interpretado como sinônimo de singularidade, o que faz valer muito mais à pena possuir apenas alguns objetos de valor do que somente muitas coisas mais baratas. Um conselho é se livrar de todas as coisas que estão sendo inutilizadas no momento. O espaço liberado vai ficar muito mais limpo e luxuoso.

Luxo também significa mimos. Encantar a todos os sentidos, ser elogiado, ter boa aparência e bom gosto são um luxo, uma vez que servem apenas ao propósito de fazer bem a si mesmo. Portanto, presenteie-se com algo novo e traga um pouco de luxo para a sua vida!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas